Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

As cinco piores gafes do Oscar

O anúncio de 'La La Land' como melhor filme em vez de 'Moonlight' foi apenas um dos lendários momentos de constrangimento que já aconteceram na premiação

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 19h22 - Publicado em 27 fev 2017, 14h45
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Os produtores do filme La La Land — Cantando Estações já estavam em meio a seus discursos de agradecimento pelo prêmio de melhor filme durante a cerimônia do Oscar, quando a confusão se instalou no palco: o vencedor, na verdade,  era Moonlight: Sob a Luz do Luar. A gafe, que causou caos nos bastidores e constrangimento de atores, produtores e repórteres, talvez tenha sido a pior já enfrentada durante a premiação da Academia, mas outros enganos históricos também provocaram surpresa e embaraço aos artistas.

    Confira as cinco piores gafes do Oscar:

    1. Spencer “Dick Tracy”

    Em 1938, o ator Spencer Tracy ganhou o prêmio de melhor ator pelo filme Marujo Intrépido, mas teve que receber uma segunda estatueta. A que recebeu no dia da cerimônia veio com o nome Dick Tracy gravado, um famoso personagem de quadrinhos americano.

    2. “Venha e pegue-o, Frank!”

    O ator Will Rogers anunciou o prêmio de melhor diretor, na 6ª edição do Oscar em 1934, com as seguintes palavras: “Venha e pegue-o, Frank!” Frank Capra, diretor de Aconteceu Naquela Noite, correu para o palco e, ao chegar, descobriu que o vencedor era Frank Lloyd, por Cavalgada. Capra fez o que classificou de “a mais longa, triste e arrasadora caminhada de minha vida.” No ano seguinte, Frank Capra ganhou a premiação.

    Continua após a publicidade

    3. Estatueta roubada

    A atriz Alice Brady decidiu não comparecer à premiação, em 1938, e a estatueta que deveria receber como melhor atriz coadjuvante foi entregue a um homem desconhecido, que subiu ao palco como seu representante. O troféu e o homem jamais foram vistos novamente. A atriz morreu antes que a Academia pudesse encomendar uma nova estatueta para ela.

    4. Indicados?

    Ao anunciar o prêmio de melhor filme, em 1985, o ator britânico Laurence Olivier simplesmente se esqueceu de mencionar os indicados e foi direto para o resultado: “Amadeus!”

    Continua após a publicidade

     

    5. Branca de Neve constragedora

    O número de abertura do Oscar de 1989 possivelmente é lembrado como o mais embaraçoso de todos os tempos. A atriz Eileen Bowman e o ator Rob Lowe cantaram e dançaram por cerca de dez minutos como Branca de Neve e o Príncipe Encantado, número criado pelo produtor do filme Grease, Allan Carr. Os atores não acertaram o tom em um único momento, e o público assistiu à cena profundamente constrangido. A Disney ainda processou a Academia, pois não havia cedido os direitos autorais para a cena.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.