Artistas e museus levam cursos para dentro das casas
De aulas de desenho até tutoriais com roqueiros famosos — e treinos com o sertanejo Lucas Lucco —, confira dicas para agitar a quarentena
Usar o tempo dentro de casa para aprender algo novo é um dos artifícios para deixar a quarentena, por assim dizer, mais produtiva. Algumas celebridades e instituições culturais entraram na onda. Que tal aprender alguns riffs com Brian May, guitarrista do Queen? Ou (tentar) conquistar o abdômen de Lucas Lucco com exercícios ensinados pelo próprio? Confira abaixo algumas dicas:
Tutoriais de guitarra com Brian May
Brian May, guitarrista do Queen, tem compartilhado no Instagram suas técnicas na guitarra, além de dar dicas sobre como tocar os principais hits da banda. O artista batizou esses vídeos de “MicroConcert” e uma dica curiosa é o uso de uma moeda para criar o som ideal. Para facilitar, ele aponta a câmera para a guitarra e mostra detalhes da posição correta dos dedos, além de exemplificar como ele configura o amplificador, enquanto ensina como tocar Bohemian Rhapsody. “São coisas para geeks ou viciados em guitarra, como eu sou”, justifica o artista.
Dicas de bateria com Taylor Hawkins
Taylor Hawkins, baterista do Foo Fighters, é fã do Queen e nos shows ele sempre troca de lugar com Dave Grohl para homenagear a banda e cantar Under Pressure. A paixão pelo Queen ficou escancarada nessa quarentena quando Roger Taylor postou em seu Instagram um vídeo de Hawkins ensinando seus seguidores a tocar bateria. No vídeo, ele apresenta um tutorial para fazer uma batida perfeita em ritmo 4/4 preenchendo os espaços com alguns solos. “Aqui é Taylor Hawkins, um dos pupilos mais premiados de Roger Taylor”, diz ele em tom de brincadeira. “Um pouco de diversão durante esse período doido em que estamos agora.”
Se exercite com Lucas Lucco no Instagram
O sertanejo Lucas Lucco resolveu usar o tempo em casa para se movimentar e tirar os seguidores do sofá. Para isso, criou o #DesafioQuarentenaSaudável em que posta vídeos de treinos funcionais no Instagram. Os exercícios têm duas modalidades: iniciante e praticante, e são sempre acompanhados de músicas do mineiro. A rotina fitness ganha ainda um ar divertido com “objetos” inusitados convertidos em aparelhos de ginástica, como vassouras, violão, e até os cachorrinhos do cantor, que se divertem servindo de peso para o dono durante o agachamento.
MoMA – O que é a Arte Contemporânea?
Com um cronograma de seis semanas, o curso “What Is Contemporary Art?” conta com um vasto material artístico selecionado por curadores do MoMA, o Museu de Arte Moderna de Nova York. É possível assistir a vídeos imersivos em ateliês, ouvir dos artistas sobre processo criativo e suas inspirações, além de aprender sobre materiais e técnicas da arte contemporânea. O material inclui ainda indicações de leituras e questões para reflexões que podem ser discutidas em um fórum online. O curso está disponível em inglês, com opção de legenda em espanhol. Para acessar, basta se inscrever no site. Caso queira um certificado, no entanto, é preciso desembolsar cerca de 30 dólares.
Aprenda a desenhar quadrinhos com o SESC
O SESC de São Paulo lançou uma plataforma de cursos inteiramente digitais para contribuir com o aprendizado durante a quarentena. Uma das opções disponíveis é o curso “Noções Básicas de Desenho e Narrativa de Quadrinhos” ministrado pelo desenhista e quadrinista Rafael Coutinho. Em seis videoaulas, o artista apresenta aos alunos os passos para a construção gráfica e narrativa das histórias, e os materiais e técnicas mais utilizados. A plataforma ainda tem cursos de desenho de letras, viola, e até aulas sobre o envelhecimento com Zezé Motta, todos gratuitos e online.