Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

A mulher obstinada por trás da boneca Barbie é revelada em biografia

Em momento de expectativa com o filme sobre a boneca estrelado por Margot Robbie, obra afiada sobre Ruth Handler ganha nova edição no Brasil

Por Gabriela Caputo Atualizado em 4 jun 2024, 11h05 - Publicado em 14 jan 2023, 08h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • No começo dos anos 1950, a americana Ruth Handler observou sua filha de 10 anos, Barbara, brincar com bonecas de papel com as amigas. Ela percebeu que a diversão ia além da mera troca de roupinhas: as garotas cons­truíam um universo de faz de conta ao se imaginar interagindo com versões mais velhas de si mesmas. Aquilo tocou Ruth como uma epifania: e se ela criasse uma personagem em forma de brinquedo com aparência de adulta — e capaz de funcionar como um espelho sem limites para as viagens infantis? Então proprietária de uma promissora, mas ainda não dominante fábrica do ramo, Ruth dedicou três anos à criação de uma boneca de 29 centímetros de altura, e a apresentou em 1959 com um nome inspirado na própria filha: nascia assim a inescapável Barbie.

    Barbie e o império da Mattel

    BARBIE E O IMPÉRIO DA MATTEL, de Robin Gerber (tradução de Alda Lima; HarperCollins Brasil; 272 páginas; R$ 59,90) -
    BARBIE E O IMPÉRIO DA MATTEL, de Robin Gerber (tradução de Alda Lima; HarperCollins Brasil; 272 páginas; R$ 59,90) – (./.)

    A trajetória da mãe da boneca mais famosa do mundo é investigada pela historiadora Robin Gerber em Barbie e o Império da Mattel. A nova edição no país da afiada biografia de 2009 vem no momento em que a personagem volta ao centro da cena, embalada pela expectativa com o filme sobre seu universo que chega aos cinemas em julho, com Margot Robbie no papel central. Com primor narrativo e curiosidades reveladoras, a autora esmiúça o modelo de negócios inovador criado por Ruth em sua companhia, a Mattel, bem como as dores que a inventora e empresária enfrentou ao longo da vida — da descoberta de um câncer que exigiu mastectomia nos anos 1970 à morte de um filho por complicações do HIV, nos anos 1990.

    Barbie Fashionista Loira com Cadeira de Rodas

    Quando a Barbie apareceu, Ruth era cocriadora e vice-presidente executiva da Mattel, fundada em 1944 e que se tornaria a maior fabricante de brinquedos do mundo — graças, em boa medida, ao sucesso da Barbie. Comandar a empresa conferia a Ruth, descrita como uma figura de “espírito rebelde”, competitiva e ambiciosa, destaque em uma época em que havia poucas mulheres na liderança. Ainda assim, houve resistência à sua invenção. Na época do lançamento, diziam que a Barbie era um capricho impossível: o produto não seria rentável e as mães americanas não comprariam uma “boneca sexualizada” para as filhas. Mas Ruth insistia. Em uma viagem à Europa, deparou com a boneca de plástico Lilli, que surgira em uma história em quadrinhos vulgar e fora concebida como brinquedo erótico, só mais tarde caindo nas mãos da criançada. Ruth comprovou que a ideia de criar sua personagem loiríssima e adulta era, sim, viável. Um engenheiro foi enviado ao Japão em busca de um modo de produzi-la a custos menores, e uma estilista foi contratada para desenvolver as roupinhas com detalhes minuciosos. Graças a comerciais veiculados no programa Mickey Mouse Club, da Disney, a boneca explodiu. Nos anos 1990, três Barbies eram vendidas em algum lugar do mundo a cada segundo.

    Continua após a publicidade

    Barbie Dreamtopia Sereia Luzes e Brilhos, Mattel

    Para Ruth, a Barbie representava o tipo de mulher que queria ser quando criança, atraente e independente. Nascida Ruth Mosko, era a décima filha de um casal judeu emigrado da Polônia. Ruth foi criada pela irmã mais velha e cresceu ansiosa por provar seu valor. Conheceu seu parceiro de vida e dos negócios, Elliot, no fim da adolescência e, depois de casados, se mudaram de Denver para Los Angeles em busca do sonho americano. Elliot era o típico artista introvertido, enquanto Ruth era determinada e intuitiva para os negócios. Ele criava, ela vendia. Começaram em uma garagem, investindo em plástico para fabricar bijuterias e objetos de uso cotidiano, e logo se voltaram para os brinquedos, aproveitando o mercado resultante do baby boom do pós-­guerra.

    VISIONÁRIA - Ruth: a luta contra todos para provar o valor da Barbie -
    VISIONÁRIA - Ruth: a luta contra todos para provar o valor da Barbie – (Matt Campbell/AFP)

    De início, Ruth carregou a empresa nas costas, sem nenhuma educação formal na área dos negócios — só em 1957 buscou um curso na Universidade da Califórnia, enriquecendo com teoria o que já realizava na prática. Na década de 60, a Mattel experimentou um crescimento colossal. Mas nem tudo era cor-de-rosa no mundo de Ruth. O desgaste físico e emocional deixado pelo câncer foi acompanhado de uma crise financeira na companhia, que originou uma contabilidade baseada em vendas de mentira e receita falsa. O casal foi gradualmente retirado da empresa e, em 1978, Ruth foi indiciada por fraude. Aos 62 anos, escapou da prisão, mas foi sentenciada a cinco anos de serviço comunitário. O desejo pela redenção fez com que apostasse em um novo empreendimento de próteses de seios, a Ruthton. Era sua forma de ajudar mulheres que, assim como ela, tiveram sua autoestima dilapidada pela doença.

    Continua após a publicidade

    Ruth voltou à Mattel como porta-­voz nos anos 1990, após anos de exclusão. Ela morreu aos 85 anos, em 2002 — ainda em tempo de ver sua filha de plástico sofrer mudanças radicais para adaptar-se aos novos tempos. Hoje, após muitas críticas de especialistas, a Barbie vai muito além da loira longilínea original: da cor da pele aos padrões físicos, há uma boneca para cada criança chamar de sua. A mãe obstinada deixou muitos frutos.

    Publicado em VEJA de 18 de janeiro de 2023, edição nº 2824

    CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA COMPRAR

    A mulher obstinada por trás da boneca Barbie é revelada em biografiaA mulher obstinada por trás da boneca Barbie é revelada em biografia
    Continua após a publicidade

    Barbie e o império da Mattel

    A mulher obstinada por trás da boneca Barbie é revelada em biografiaA mulher obstinada por trás da boneca Barbie é revelada em biografia
    Barbie Fashionista Loira com Cadeira de Rodas
    A mulher obstinada por trás da boneca Barbie é revelada em biografiaA mulher obstinada por trás da boneca Barbie é revelada em biografia
    Continua após a publicidade

    Barbie Dreamtopia Sereia Luzes e Brilhos, Mattel

    logo-veja-amazon-loja

    *A Editora Abril tem uma parceria com a Amazon, em que recebe uma porcentagem das vendas feitas por meio de seus sites. Isso não altera, de forma alguma, a avaliação realizada pela VEJA sobre os produtos ou serviços em questão, os quais os preços e estoque referem-se ao momento da publicação deste conteúdo.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.