PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Por que a população negra é mais vulnerável ao consumo nocivo de álcool

Dados são do novo relatório do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa)

Por Duda Monteiro de Barros Atualizado em 30 ago 2024, 12h27 - Publicado em 30 ago 2024, 11h57

A publicação Álcool e a Saúde dos Brasileiros: Panorama 2024, do Cisa, lançada nesta sexta-feira, 30, identificou que o impacto prejudicial do consumo de álcool é desigual entre pessoas brancas, pretas e pardas. Segundo o estudo, em 2022, a população negra apresentou 10,4 mortes ligadas a bebidas alcoólicas por 100 mil habitantes, 30% a mais do que entre indivíduos brancos. Entre as mulheres, a diferença é ainda maior, de quase 60%: foram registrados 1,4 óbitos entre as brancas, contra 2,2 entre as pretas. 

O contraste entre os números tem raízes na injustiça racial e social brasileira. “Estudos mostram que a saúde da população preta é afetada por desigualdades significativas, como menos acesso a tratamentos, mais exposição a fatores de risco ambientais e piores resultados de saúde em comparação com outras populações”, pontua a análise do Cisa.

Outros dados do levantamento chamam atenção. 72% dos óbitos por transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de álcool ocorrem entre mulheres pretas e pardas. “O estigma em relação ao alcoolismo também pode ser um obstáculo significativo para a busca de tratamento por essas populações. A falta de serviços de saúde mental culturalmente sensíveis pode dificultar o diagnóstico e tratamento adequado de problemas relacionados ao álcool nesse grupo”, alerta o relatório.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.