Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Na SPFW, LED mescla técnicas e tecidos em coleção inspirada em gambiarras

Estilista Célio Dias se uniu ao diretor criativo Cleu Oliver e ao pesquisador piauiense Sávio Drew para mostrar peças que refletem o "jeitinho" brasileiro

Por André Sollitto Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 21 out 2024, 08h00

A marca mineira LED mostrou sua nova coleção na São Paulo Fashion Week. “Gambiarra“, ou “Grande Artifício da Mecânica Brasileira Inventado para Arrumar, Recuperar ou Realizar Algo”, segundo o estilista Célio Dias, é uma forma que marcas independentes, como a sua, encontram para movimentar o mercado e mostrar seu trabalho. Dias se uniu ao diretor criativo Cleu Oliver e ao pesquisador piauiense Sávio Drew para mostrar camisas listradas, bolsas que remetem à feira, peças jeans com diferentes lavagens, calças de linho, bordados e crochês. Mas a gambiarra é fundamental para entender a proposta. Esse “jeitinho” é revelado de forma mais explícita nos grampos, alfinetes, mosquetões e cordas que unem as peças. Mas também no uso de malha ao lado de tecidos mais nobres, bem como na mescla de técnicas.

Em entrevista a VEJA, Célio Dias falou sobre a nova coleção. Confira:

Como traduzir a gambiarra na elaboração das peças?
Gambiarra é o que marcas independentes fazem para poder existir em um país onde a moda não tem tantas oportunidades. Então a concepção toda da coleção é a partir de tecnologia nacional e tudo que precisamos fazer para conceber as peças. A gambiarra está em toda coleção através da nossa inteligência brasileira.

LED SPFW 2
Mistura de tecidos e técnicas refletem o “jeitinho” brasileiro (André Sollitto/VEJA)

Como foi a pesquisa das referências? O que te inspirou?
A pesquisa foi em um Brasil com S real e saindo da rota que a gente conhece. Foram pesquisas e referências de um Brasil profundo, que na verdade é o que me inspira. Trouxe comigo o pesquisador Sávio Drew e juntos construímos as narrativas de gambiarra.

De que maneira a gambiarra se mesclou aos acabamentos manuais que já são marca de LED?
Juntei seda com malha, o extraordinário com o ordinário. A ideia foi justamente mesclar técnicas sofísticas com acabamentos que podem ser feitos em casa. A manualidade é uma técnica ancestral e que resiste aos tempos. Na LED entendemos isso como inteligência brasileira.

Você está oferecendo gratuitamente os moldes para que outras pessoas possam replicar as peças de crochê e bordado. Como você vê essa possibilidade de reinterpretação de suas criações?
Eu vejo como a moda deve ser vista, livre das regras e cheia de personalidade. A moda é a forma de manifestação que a gente tem todos os dias e devemos usar dela como a gente se sentir bem. Então além de tudo a LED fala de liberdade. De poder ser o que você se sentir bem e usar o que te deixa seguro para ser você.

LED SPFW 3
Segundo Célio Dias, o trabalho é baseado em pesquisas sobre o Brasil profundo, fora da rota mais conhecida (André Sollitto/VEJA)
LED SPFW 4
Mosquetões, alfinetes e cordas são elementos recorrentes nas peças da coleção (André Sollitto/VEJA)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.