Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Fermento natural agora em duas horas (e não 15 dias)

Apresentada com fórmula instantânea, a novidade é apresentada no Brasil, em feira internacional de panificação

Por Valéria França Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 24 jul 2024, 14h34 - Publicado em 24 jul 2024, 07h30

O processo de panificação natural e artesanal vai ficar mais rápido e fácil. Chegou ao Brasil, o fermento natural instantâneo, pois mais improvável que possa parecer. A novidade é uma grande mudança na técnica. O chamado levain, que demora em média 15 dias para ficar pronto, sempre foi um processo estritamente caseiro, que exige paciência e tempo para finalizar, apesar de parecer simples. Basicamente, trata-se de uma mistura de farinha e água, que deve ser hidrata durante todos os dias da quinzena, mas que para acertar o ponto demora. Um dos maiores fornecedores de soluções para o mercado de panificação, a Ireks conseguiu desidratar o levain, que já é vendido em pó na Alemanha. “Basta colocar água e depois de duas horas, o fermento está completamente ativado”, diz o chef Luiz Farias, embaixador da marca no Brasil.

A fermentação é uma técnica milenar (3.700 A.C), que usa uma massa fermentada na cultura de lactobacilos em combinação simbiótica com leveduras. Elas digerem os açúcares, que aparecem quando o amido da farinha é misturado com o oxigênio da água. O processo ainda permite a liberação de álcool –que evapora no forno e ainda deixa um gostinho no pão –e gás carbônico. Este último elemento fica preso na massa fazendo com que ela cresça e forme os típicos buracos aerados. “Esses pães, mesmo amanhecidos, podem ser levados novamente ao fogo, que ficam crocantes novamente”, explica Farias.

A novidade foi apresentada na Feira Internacional da Panificação e Confeitaria (Fipan), que vai até sexta-feira, 26. Ali, há outros lançamentos que fazem a diferença no setor. Entre elas uma balança com A.I. Ela escuta e aprende. Consegue distinguir automaticamente, por exemplo, bananas de cenouras. Outro destaque é uma seladora à vácuo. O fabricante garante que o processo aumenta a durabilidade do alimento empacotado. A Fipan acontece no Expocenter Norte, em São Paulo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.