Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Brasil já tem voos vindos do exterior em número próximo ao pré-pandemia

A retomada das viagens no país não se limita ao mercado doméstico

Por Luiz Felipe Castro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 12h30 - Publicado em 14 ago 2022, 08h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A turbulência está chegando ao fim. Mais de dois anos depois do início da pandemia, com índices de vacinação crescentes e a consequente flexibilização das restrições sanitárias, o setor do turismo, um dos mais abalados pela Covid-19, celebra, enfim, uma fase de retomada. A demanda reprimida é enorme e, mesmo no inverno, o Brasil acompanha o movimento de euforia. Os aeroportos internacionais estão cada vez mais cheios de viajantes ávidos por conhecer ou rever nossas belezas naturais, a preços bem mais convidativos, especialmente para quem traz dólares ou euros na bagagem.

    arte Turismos

    Se o mercado doméstico está praticamente restabelecido, com mais de 90% do volume de voos nacionais praticados em 2019, o último ano antes da pandemia — são mais de 2 100 decolagens por dia —, a malha internacional levanta voo rumo ao mesmo destino. Segundo dados da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), mais de 3 700 aviões desembarcaram em julho vindos do exterior, o equivalente a 72% do que foi registrado no mesmo mês há três anos. Em junho, o resultado foi ainda melhor — 76%. Os aeroportos internacionais de destino mais movimentado foram os de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Campinas e Porto Alegre — todos com ótima conexão para praias no Nordeste ou outras atrações como as Cataratas do Iguaçu. Os velhos conhecidos turistas argentinos lideram entre os principais emissores de passagens, seguidos por visitantes vindos dos Estados Unidos.

    Boa parte do sucesso da decolada se deve a um trabalho feito pela Embratur em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas para fortalecer a imagem do turismo nacional em solo americano. A campanha publicitária “Visit Brazil. A Wow Experience” espalhou painéis na Times Square, em Nova York, e em pontos de Los Angeles, Dallas, Houston e Washington. Além disso, houve ações para TVs abertas e fechadas e redes sociais. “Temos trabalhado a promoção do Brasil em mercados estratégicos e feito reuniões com empresas aéreas para aumentar nossa conectividade”, afirma o presidente da Embratur, Silvio Nascimento. A agência confirmou a participação em seis grandes feiras no segundo semestre e realizará duas novas campanhas publicitárias, voltadas para os mercados europeu e sul-americano.

    VELHO NORMAL - Filas em Guarulhos: o aeroporto mais movimentado do país -
    VELHO NORMAL - Filas em Guarulhos: o aeroporto mais movimentado do país – (João Nogueira/Futura Press)
    Continua após a publicidade

    Com o verão no horizonte, a oferta é cada vez maior. Estão previstos 89 novos voos até fevereiro de 2023, com reforço especial da companhia americana JetSmart e da panamenha Copa Airlines. A Latam, líder do setor no Brasil, com 54 destinos (dez a mais que em 2019), retomou oito voos da Europa, incluiu Boston no cardápio americano e lançará em novembro a opção Curitiba-Santiago. “A retomada está sendo surpreendente tanto no mercado doméstico quanto no internacional”, diz Aline Mafra, diretora de vendas e marketing da Latam Brasil. Cada nova rota representa um impulso para a economia. Segundo o Banco Central, a receita gerada por turistas estrangeiros de janeiro a março foi de 1,2 bilhão de dólares (o dobro do mesmo período do ano passado e 68% da obtida em 2019). A expectativa da Embratur, com base em um estudo da GlobalData, é atrair 4 milhões de turistas de fora em 2022 e no próximo ano superar os 6 milhões que recebia antes do coronavírus. Bem-­vindos de volta.

    Publicado em VEJA de 17 de agosto de 2022, edição nº 2802

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.