A próxima novela das nove da Rede Globo, O Segundo Sol, nem estreou ainda, mas já provocou polêmica nas redes sociais. Ambientada em Salvador, a novela que substituirá O Outro lado do Paraíso teve as primeiras chamadas divulgadas na última semana. As cenas chamaram a atenção dos internautas pela ausência de negros no elenco principal do folhetim, formado por Emílio Dantas, Vladimir Brichta, Deborah Secco, Giovanna Antonelli e Adriana Esteves. Salvador é considerada uma das capitais mais negras do país, com proporção de 80% da população, segundo números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
No Facebook, viralizou um post da página Trick Tudo que listou 53 atores negros como sugestão para compor o elenco da novela, entre eles Taís Araújo, Lázaro Ramos, Emanuelle Araújo e Sheron Menezes. As fotos vinham acompanhadas da hashtag “Eu poderia estar na novela Segundo Sol”. Até às 21 horas deste domingo, a postagem havia sido compartilhada por mais de 15.000 pessoas e recebido mais de 29.000 curtidas e mais de 3.500 comentários.
Escrita por João Emanuel Carneiro, a trama gira em torno da história de Beto Falcão (Emílio Dantas), um cantor de axé que fez muito sucesso em 1999, mas passa por um momento de decadência. A sua sorte muda quando divulgam a notícia falsa de que ele morreu. Com a comoção, as suas obras decolam em vendas. Ele decide, então, manter a mentira se refugiando em uma ilha na Bahia, onde se apaixona por Luzia (Giovanna Antonelli). A vilã Karola (Deborah Secco) fará de tudo para separar o casal. A estreia da novela está prevista para maio.
Dos 26 atores e atrizes anunciados até agora, apenas três são negros.