Uma manifestação convocada em Araçatuba para protestar contra ministros do Supremo Tribunal Federal, em especial para pedir o impeachment de Gilmar Mendes, viralizou nas redes sociais depois de um comportamento um tanto quanto inusitado dos manifestantes.
Durante o protesto, que reuniu dezenas de pessoas, um grupo começou a marchar, batendo continência, em fila, ao som do Hino do Exército (Nós somos da pátria a guarda / fiéis soldados / por ela amados / nas cores de nossa farda / rebrilha a glória, / fulge a vitória).
Além disso, o grupo se colocou em frente ao carro de som em posição de sentido e prestando continência. Como o ato ocorria em frente à loja da Havan na cidade, em algumas imagens ficou parecendo que os manifestantes faziam a saudação militar para a réplica da Estátua da Liberdade que compõe as fachadas das lojas do empresário Luciano Hang, um notório defensor do presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais.
Os vídeos e fotos foram repostados por vários perfis, a maioria em tom de piada com a cena incomum, a maioria ironizando Araçatuba e os habitantes da cidade ou relatando “vergonha alheia” – outros, como a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), postaram apenas para relatar mais uma concentração de brasileiros contra Gilmar Mendes e o STF.
https://twitter.com/DemocraciaVP/status/1196239580686630914?s=20
https://twitter.com/paah_magalhaes/status/1196410256919859200?s=20
O caso mobilizou alguns famosos, como o rapper Marcelo D2 e a cantora Zélia Duncan, que também ironizaram o ato.