Um trabalhador deve confiar no serviço que presta. É nessa máxima que o baiano Luís Paulo Mendes da Silva, de 30 anos, acredita de olhos fechados.
Em novembro do ano passado, Luís Paulo publicou um vídeo na página de sua empresa, que viralizou nas redes (com o perdão do trocadilho) na última semana.
No vídeo, ele se atira contra uma tela de proteção recém-instalada em uma sacada, a mais de 50 metros de altura. “Não esperava que a publicação tivesse tanta repercussão agora”, disse o empresário ao #VirouViral.
Ele conta que não são todos os clientes que o deixam realizar o teste de resistência de sua rede. “Tem vezes que os clientes não deixam porque ficam com medo. Eu sempre pergunto antes”, afirma. A publicação já tem mais de 56 mil reações e 135 mil compartilhamentos.
Críticas
O empresário foi criticado por sua imprudência em se atirar contra a rede sem nenhum tipo de proteção. “Existe a pessoa que elogia e a que fala mal. A única coisa que eu tenho a dizer é que preciso confiar no que eu faço e mostrar isso ao cliente. Para mim, não basta apenas instalar a rede”, diz.
Rodrigo Sitnikas, professor técnico de segurança no trabalho, repreende a atitude de Luís Paulo.
“Não é recomendável em nenhuma circunstância. Ele está colocando a própria vida em risco. Mesmo que ele tenha muitos anos de profissão e conheça bem o serviço. Inclusive, o excesso de confiança humana pode aumentar a probabilidade de erro”, afirma.
De acordo com o especialista, vários testes poderiam ser empregados, sem nenhum risco à vida.
“Ele poderia pendurar um saco de arroz ou areia na rede para comprovar sua eficácia. Sempre podemos demonstrar que fizemos um bom trabalho de outras maneiras”, diz.