Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

VEJANOMICS

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notícias sobre economia, finanças e negócios, em texto e vídeo
Continua após publicidade

Oportunidades em tempos de guerra

Atualmente, os tempos de guerra trazem efeitos globais para o ambiente local. É tempo de entender os cenários.

Por Da Redação 3 mar 2022, 09h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Confesso que foi estranho escrever este texto. Buscar uma forma de otimismo no ambiente de negócios e econômico enquanto sou bombardeado por tristes notícias da guerra imotivada russa contra a Ucrânia e até mesmo uma possibilidade de guerra nuclear não é só triste, mas também assustador. Mas vamos lá. Tentemos ver algo que possa se tornar positivo em algum momento mais a frente.

    Definitivamente a Europa mudou. Definitivamente todo o mundo geopolítico caminha para uma nova realidade e com ela muitas possibilidades. O discurso de Biden à nação foi claro em dizer que a inovação estará na pauta principal. As próprias guerras trazem esta discussão. Muitas tecnologias testadas (infelizmente) nelas acabam por se tornar duais, como a esponja de aço, o celular, o microondas, os pneus run flat, enfim, muitas coisas mesmo. Mas pensando fora da guerra, já é possível prever com segurança alguns avanços mais robustos.

    A busca por alternativas energéticas limpas será fundamental para a humanidade. FATO. O investimento em defesa militar deve aumentar com substância. FATO. Áreas de desenvolvimento tecnológico e inovações nos campos militar e energético portanto, terão ótimo campo para crescimento.

    O fortalecimentos das indústrias nacionais será pauta obrigatória em todas as grandes economias do mundo. Esta é uma visão importante, sobretudo no Brasil, onde este setor produtivo tem sido relegado à marginalidade completa pelo ministro Paulo Guedes – não se sabe o por quê. Outro ponto que vem na esteira deste fortalecimento é a proteção de dados. Sobretudo com uma diminuição do parque fabril chinês a médio prazo, uma vez que as grandes nações não querem mais ter esta dependência do regime de Xi Jinping.

    Continua após a publicidade

    Atenção para os avanço em nanotecnologia e biotecnologia. Tendem a permear todos os demais temas, incluindo discussões éticas na área de saúde que acredito ainda não estarmos, no Brasil, preparados.

    Como se pode perceber, assim como a pandemia de COVID acelerou intenções e desejos tecnológicos de anos, que estavam de certa forma patinando para serem absorvidos pela cultura da população, a atual guerra e sobretudo seu efeito na geopolítica, traz para a economia e para os novos negócios, uma oportunidade absurda de realização. Claro que o último ponto, que permeia tudo isso é justamente a maior de todas as revoluções e o calcanhar de Aquiles do Brasil: EDUCAÇÃO.

    Neste momento de virada de página global, deveríamos olhar as novas gerações não com a arrogância de mostrar-lhes que sabemos mais, seja pela experiência ou pelas conquistas. É o momento de olhar o mundo pelos olhos da geração Z e Alfa. Claro que eles precisam entender que existem limitantes, inclusive éticos e morais que precisam ser observados, mas é a visão destas gerações que moldará, hoje, o que será o Brasil, amanhã. E este amanhã não está longe.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.