Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

VEJA Gente Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Valmir Moratelli
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios
Continua após publicidade

Por que filmes de adrenalina são os mais procurados entre brasileiros

Pesquisa da Telecine buscou entender como as pessoas escolhem os conteúdos audiovisuais

Por Giovanna Fraguito Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 2 nov 2022, 07h52 - Publicado em 2 nov 2022, 07h01

Os três principais motivos que levam os brasileiros a escolherem filmes são: 1. o gênero (terror, comédia, romance etc); 2. o mood (a emoção que se sente no dia); e 3. o buzz (os fatos de o filme ser muito comentado, recomendações de amigos ou indicação nas redes sociais). Este ranking é fruto de um estudo da Telecine com parceria do Coletivo Tsuru, divulgado durante o II Encontro de Ideias Audiovisuais, que aconteceu no dia 27, em paralelo à 46ª Mostra de Cinema de São Paulo.

“Uma indicação de um amigo traz outras camadas de informação para além do gênero. Esse é o que chamamos de ‘spoiler emocional’, que é importante nesse sentido do controle das emoções. Um amigo vai te dizer se o filme vai te fazer chorar, rir, se emocionar. São mais informações do que só o gênero do filme entrega. O consumidor não quer spoiler da história; mas do que ela vai fazê-lo sentir, sim”, explica Maeda Camarcio, líder do Coletivo Tsuru. 

O estudo traz um panorama de como os novos hábitos de consumo das pessoas são permeados pelas emoções na hora da escolha do título e do gênero de um conteúdo. De acordo com a pesquisa, pessoas de mood mais negativo (com “baixo astral”) buscam mais gêneros relax, medo e adrenalina da ficção e dos super-heróis, isto é, mais emoção. Já os telespectadores de mood mais positivo (com “alto astral”) buscam obras baseadas em filmes nacionais e a adrenalina dos filmes de aventura. 

O tipo de conteúdo mais procurado – por três em cada quatro consumidores – contém gêneros ligados à adrenalina, que também são os mais ofertados nos últimos tempos. “Além disso, existe uma sede de fantasia, de ficção, porque a vida real já está muito dura”, explica Maeda.

II Encontro de Ideias Audiovisuais, Maeda Camarcio -
II Encontro de Ideias Audiovisuais, Maeda Camarcio – (Mario Miranda Filho - Agência Foto/Reprodução)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.