Já é tradição há décadas no Rio de Janeiro. Além das escolas de samba, desperta a atenção dos cariocas o baile de carnaval do Copacabana Palace, na Zona Sul da cidade, sempre no sábado de carnaval. Os salões nobres do centenário hotel são abertos com toda pompa e elegante decoração, para receber mais de cinco mil convidados. Nesta edição, o tema escolhido foi Extravangard, estilo que traz a extravagância do surrealismo para as artes plásticas. Imensas esculturas de animais da savana africana – como girafas, rinocerontes e zebras – ornam a decoração, além de bastante vegetação verde, que se mistura a um dos ambientes.
Um dos salões imita um céu com nuvens brancas e escadas “infinitas”. Há ainda quadros que se mexem, em inspiração surrealista, claramente voltada para o pintor Salvador Dalí. Em outro espaço, um imenso tabuleiro de xadrez invertido, em local totalmente espelhado, dá ideia de que o cenário está de cabeça para baixo. Uma alucinação totalmente carnavalesca. Pode-se dizer que é uma das edições mais criativas dos últimos tempos.
O valor dos ingressos gira em torno de cinco mil reais e se esgotaram semanas antes do baile. Este ano, a rainha é a influenciadora de moda e luxo Silvia Braz. Tradicionalmente, o baile escolhe rainhas celebridades. Luiza Brunet, Isis Valverde, Grazi Massafera e Sabrina Sato já ocuparam o posto. Dessa vez, a escolha foi por um nome menos badalado na televisão, mas bastante conhecido nas redes sociais. Isso mostra o quanto o baile se moderniza, de olho nos novos tempos.
A festa – sem hora para acabar – promete muito requinte e badalação em meio a trajes de gala. Homens vestem smoking e mulheres vestido longo. Claro, tudo com um toque “surrealista”, como pede o convite. No cardápio, camarões, mesas de frios, japonês e cortes de mignon, além de doces variados. Uma fogueira de chão numa das varandas serve churrasco. Ou seja, um baile para todos os gostos do requinte.
Leia também: Confira os looks mais extravagantes do Baile do Copa
https://youtu.be/Kk9GFkHViwk?si=gQzwlaa-l5LqhVpN