Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios
Continua após publicidade

Os famosos a favor e contra a redução da jornada de trabalho 6×1

Proposta de Emenda à Constituição (PEC) está colhendo assinaturas para poder tramitar no Congresso

Por Giovanna Fraguito Atualizado em 12 nov 2024, 16h19 - Publicado em 12 nov 2024, 13h12

O debate sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que tenta acabar com a escala 6×1 de trabalho movimentou as redes sociais nos últimos dias. Agora, os famosos manifestaram sua opinião sobre o tema. Apresentado pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), a PEC virou assunto entre cantores, youtubers e influenciadores. Luana Piovani usou os stories do Instagram para criticar quem se posiciona contra a redução de jornada. “É tão difícil ser cidadão do Brasil, já virou até piada, porque a gente tem que explicar o óbvio. Por que o pessoal é contra? Por que eles estão pensando que o povo só pensa no seu próprio umbigo, gente? Meu Deus, eu fiquei aqui perguntando como é que pode? Não é possível que as pessoas não tenham consciência de classe, não tenham generosidade, empatia, sororidade, doloridade, compaixão.”

O youtuber e empresário Felipe Neto também defendeu a proposta. Em seu perfil no X, ele destacou como o projeto vem sendo atacado por “burgueses da direita”. E criticou a posição do Ministro do Trabalho, Luiz Marinho. A pasta se posicionou dizendo o assunto deveria ser tratado em convenção e acordos coletivos entre empresas e empregados. “É vergonhosa a posição do Ministro do Trabalho sobre o fim da escala 6×1, basicamente lavando as mãos e dizendo que isso deve ser tratado em convenções e acordos. Luiz Marinho, aguardamos sua mudança de postura e reconhecimento do erro grosseiro e vergonhoso desta tarde.”

A funkeira Valesca Popozuda, que já trabalhou como frentista, defendeu uma jornada com dois dias de descanso. “A escala 6×1 é uma escala que prejudica qualquer ser humano a ter uma vida com qualidade e saúde mental, de se dedicar a uma faculdade ou curso extra, de viver momentos de lazer com a família e amigos, e tem deputado me falando que a pessoa quer ‘vadiar'”, começou em uma série de publicações no X sobre o tema. Assim como o também funkeiro MC Binn, que já foi camelô na Rua 25 de março, em São Paulo. “Os que é contra o fim da escala 6×1 devia trabalhar sábado e domingo recebendo salário mínimo e tendo que levar almoço de casa”, escreveu nas redes sociais.

Já o influenciador Léo Picon criticou o projeto. Irmão de Jade Picon, Léo defendeu que a discussão da PEC seria uma “cortina de fumaça” para esconder a redução de salário dos trabalhadores e aumentar o mercado informal. Depois, ele deletou a publicação. Na sequência, voltou a falar sobre o assunto e defendeu sua posição inicial de ser contra a PEC. “Meu pensamento é esse e se você discorda, você tem todo o direito de ser burro (…) O empresário e o trabalhador são explorados”, concluiu Picon.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.