Assine VEJA por R$2,00/semana
VEJA Gente Por Valmir Moratelli Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios
Continua após publicidade

Os dados de uma pesquisa sobre políticos no TikTok que anima a direita

Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF) analisaram perfil de 300 políticos

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 15 jul 2022, 18h20 - Publicado em 15 jul 2022, 16h15
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Como políticos de direita e de esquerda utilizam o TikTok? Eles assumem comportamentos distintos na plataforma? Essas são algumas das questões que o DDoS Lab, Laboratório de Pesquisa em Comunicação, Culturas Políticas e Economia da Colaboração (coLAB), da Universidade Federal Fluminense (UFF), tenta responder. O estudo mapeou, entre outubro de 2018 e março de 2022, políticos brasileiros com conta no TikTok. Chegou-se a 300 políticos, dos quais 265 (88,3%) mantêm contas ativas. Esses 265 políticos foram responsáveis pela publicação de 23.139 vídeos no total.

    Publicidade

    O Relatório “TikTok e Polarização Política no Brasil” é de autoria de Viktor Chagas e Luiza de Mello Stefano, pesquisadores do coLAB. A pesquisa mostra que o partido com maior número de políticos com contas no TikTok é o Partido dos Trabalhadores (N = 47, equivalente a 16,3% da amostra). Em seguida, vêm o União Brasil (N = 28, 10,8%) e o Partido Liberal (N = 27, 9,4%). Se levados em consideração somente os deputados federais, o PT possui 26 políticos com contas no TikTok, o que representa 47,2% de sua bancada. Já o União Brasil possui 24 políticos com contas ativas, o que totaliza 44,4% de sua bancada. PL e PSB possuem 13 deputados federais com contas ativas na plataforma cada um, o que representa, respectivamente, 16,7% e 56,5% de suas bancadas.

    Confira cinco resultados alcançados pelo estudo:

    1. Os políticos de direita fazem uso mais frequente de uma linguagem apolítica e repleta de referências ao universo do entretenimento e do humor, incluindo as próprias trends da plataforma;
    2. Há quase duas vezes mais políticos de direita no TikTok em relação ao número de políticos de esquerda;
    3. Políticos de esquerda tendem a ter um número inferior de seguidores e baixos índices de engajamento, se comparados aos políticos de direita;
    4. Políticos de esquerda tendem a receber menos visualizações nos conteúdos publicados;
    5. Tiririca é líder absoluto em diferentes métricas de engajamento da plataforma. Seu perfil, porém, não apresenta nenhuma referência à sua atuação como deputado federal e se concentra na trajetória enquanto humorista.
    Um dos gráficos da pesquisa
    Um dos gráficos da pesquisa – (Divulgação/Reprodução)
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.