Os bordões e frases racistas ditos na TV em 2022
Os comentários que movimentaram a audiência televisiva no ano

Os assuntos da televisão influenciam e abastecem as redes sociais, assim como o contrário. Em 2022 não foi diferente: muitos momentos da TV repercutiram nas redes. A coluna selecionou algumas das falas mais marcantes.
“BRUACA É A TUA MÃE QUE TE COLOCOU NO MUNDO” – Ao descobrir que foi traída, Maria, personagem de Isabel Teixeira, não admitiu ser chamada pelo jeito ofensivo que o marido a tratava. A frase da novela Pantanal fez burburinho nas redes, a partir dessa reviravolta feminista na trama.
“FIVELA DE RESPEITO!” – Foi como Maria Bruaca chamou o acessório usado por Alcides (Juliano Cazarré), ao ser abraçada pelo peão por trás, em Pantanal. A cena de sedução repercutiu e fez rir.
“O SENHOR É UM PADRE DE FESTA JUNINA” – Soraya Thronicke (União Brasil) soube muito bem definir o candidato à Presidência da República Padre Kelmon (PTB). A fala foi dita no debate que reuniu os presidenciáveis nos estúdios da TV Globo no final de setembro. Aliás, não faltaram frases de efeito no período eleitoral.
“SILENE, A DONA DA COCADA, VAI FAZER AS HONRAS DA CASA, VAI SERVIR TODO MUNDO. POR FAVOR, PODE OFERECER, QUE TÁ TODO MUNDO QUERENDO A SUA COCADA, TÁ, SILENE?” – Talitha Morete, no É De Casa (da TV Globo), levantou discussão nas redes sociais sobre racismo estrutural.
https://www.youtube.com/watch?v=6C7iz-2uXqU