Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios
Continua após publicidade

O que há em comum nas ‘Mulheres do século passado’ reunidas em livro

Obra foi lançada nesta segunda-feira, 5

Por Giovanna Fraguito Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 18h47 - Publicado em 5 dez 2023, 17h08
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Idealizado pela professora e escritora Vilma Piedade, NÓS… Mulheres do Século Passado é uma coletânea de histórias escritas por 76 autoras de diferentes origens e trajetórias, cores, orientações sexuais, idades e profissões. São relatos individuais, que, em seu conjunto, compõem um olhar feminino sobre temas tão abrangentes e relevantes quanto atuais: amor, trabalho, fé, maternidade, envelhecimento, racismo e machismo, entre outros. No lançamento nesta segunda-feira, 4, no Rio de Janeiro, a autora conversou com a coluna sobre a ideia.

    “Eu parto do título para criar qualquer coisa, mas aquilo começou a dizer assim: ‘Vilma, espera ai. Nós? Como eu vou falar por tantas mulheres?’ No livro são várias idades, profissões, orientações sexuais, religião. Eu sou uma mulher do século passado, somos nós mulheres do século passado, nós mulheres do século presente, e que referenciamos as mulheres que vieram antes”, declara Vilma.

    Organizado pelas desembargadoras Cristina Gaulia e Andréa Pachá, também escritora, fazem parte do livro – a autora indígena Márcia Wayna Kambeba, a cantora Zélia Duncan, a jornalista Flávia Oliveira, a ensaista e imortal da ABL Heloísa Teixeira (ex-Buarque de Hollanda) e a primeira mulher a presidir o Superior Tribunal Militar, Maria Elizabeth Rocha.

    “O que se pretendeu não foi fazer nenhum trabalho com rigor acadêmico, algum assunto que devesse ser tratado. O que a gente quis com esse projeto foi reunir vozes de mulheres de diferentes lugares, que possivelmente nunca se encontrariam. E isso revela, de alguma forma, quantos feminismos cabem em um projeto coletivo. A ideia surgiu no final do ano passado, pela Vilma. E muita gente que foi convidada não teve tempo de escrever, ou cumprir com o prazo. Conceição Evaristo, por  exemplo, Elisa Ventura. O que se percebe, lendo as histórias, é que as mulheres tem uma pauta em comum gigante, a necessidade de afirmação da vida pelo afeto”, descreve Andréa.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.