Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios
Continua após publicidade

O que executiva da Unilever aprendeu ao voltar ao mercado após ser mãe

Carolina Riotto é diretora de marketing da categoria de alimentos da empresa no Brasil

Por Giovanna Fraguito Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 11h30 - Publicado em 8 mar 2024, 11h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Desde 2007 na Unilever, Carolina Riotto, 39 anos, é atualmente diretora de marketing da categoria de alimentos da Unilever no Brasil, que inclui marcas como a Hellmann’s. Durante sua trajetória, atuou pela empresa em mercados como Singapura e Reino Unido. Mãe de duas filhas, de 5 e 3 anos, Carolina se formou em publicidade na ESPM e tem especialização em gerenciamento de novos produtos e serviços pela FGV. Para a coluna, ela avalia as transformações no mercado de trabalho visando à mulher e reflete como a maternidade mexeu com sua rotina.

    Como mãe e profissional, como foi o processo de trabalhar durante as gestações? Quando engravidei, eu tive proposta de ir para Holanda e, grávida, falei: “Não quero, quero ir para casa. Quero estar perto da minha família, é minha primeira filha. Quero muito contar com a rede de apoio familiar”. E todo mundo falava para mim: “nossa, Carol. Tem certeza que você vai abandonar essa oportunidade de ter seus filhos na Europa?”. Falei “sim”, e a empresa foi muito respeitosa com a minha decisão enquanto mulher. Meu marido também foi parceiro. Tive minha primeira filha. Logo que voltei da licença-maternidade foi desafiador tentar equilibrar os papéis…

    Por quê? Sempre fui muito focada no trabalho, sempre estava disponível. Então tive que aprender a rebalancear as prioridades da minha vida. Na segunda gestação, toda durante a pandemia, para voltar ao trabalho falei: “na minha vida agora não cabe um trabalho 100% do tempo”. Voltei fazendo seis meses de part time job, ou seja, trabalhava metade do tempo. Foi incrível. Foi uma volta da licença-maternidade muito diferente da primeira, porque tinha o tempo de ficar com as minhas filhas, meu tempo de trabalhar, para me sentir produtiva, mas sem deixar de estar presente para elas. Depois voltei promovida, com vaga de diretora. E espero, cada vez mais, ouvir mais histórias como a minha. Espero que minhas filhas, daqui a alguns anos, ao chegarem ao mercado de trabalho, percebam que essa seja a regra.

    O que aplica da maternidade no trabalho? Uma coisa que aprendi é que a gente tem que ser muito claro com nossas vontades, verbalizar o que quer. Isso me ajudou muito. Trabalho com muita empatia. E uma coisa que a maternidade me trouxe foi o pragmatismo, a sensação de que preciso aproveitar meu tempo e tirar o melhor desse tempo, porque quero estar presente com as minhas filhas, cuidar da minha saúde.

    No começo da carreira, gostaria de ter tido exemplos como o seu? Ao longo dessa jornada aprendi a admirar não só as mulheres que deixam muitas vezes os filhos em casa para ir trabalhar, mas as que têm coragem também de largar o trabalho para ficar em casa com os filhos. É fácil, do lado de fora, a gente fazer julgamento. E hoje, no papel de mãe de duas, sei o quão difícil é. Cada escolha é uma renúncia. As pessoas me falam: “como você equilibra tantos pratinhos?”. Não equilibro, cada hora uma coisa pesa mais. Essa doce ilusão do equilíbrio não existe.

    Continua após a publicidade

    Cada caso é um caso, certo? Isso, cada escolha que a mulher faz na jornada profissional e pessoal vem carregada de muitas responsabilidades. Principalmente quando mistura o papel de mãe, de líder e de profissional. Espero evoluir para uma sociedade que entende muito mais esses momentos e no futuro não feche portas por decisões que se fez no passado. Espero que o mercado de trabalho seja cada vez mais aberto e empático com mulheres e mães.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.