Shawn Mendes, 26 anos, falou sobre sua sexualidade durante um show da turnê Friends and Family at Red Rocks, no Colorado, nos Estados Unidos. “A verdade sobre minha vida e minha sexualidade é que, como qualquer um, estou tentando descobrir. Às vezes eu realmente não sei, e, outras vezes, eu sei. É muito assustador porque vivemos em uma sociedade que tem muito a dizer sobre isto”, desabafou o cantor aos fãs, antes de apresentar a nova música, The Mountain.
No discurso, o músico falou que sua sexualidade sempre foi alvo de especulações, desde o início da sua carreira. “Eu era muito novo quando comecei, tinha 15 anos. Eu meio que comecei a trabalhar e viajar muito. E isso foi a coisa mais linda, mas a verdade é que eu não consegui fazer muitas coisas que os jovens de 15 anos fazem e descobrir partes de mim com esta idade”, lembrou o canadense, acrescentando que acredita que os rumores foram uma intrusão na sua vida pessoal: “Eu acho meio bobo, porque acredito que a sexualidade é uma coisa tão lindamente complexa, é tão difícil de ser julgada. Isso sempre pareceu uma intrusão em algo muito pessoal para mim. Algo que eu estava descobrindo em mim mesmo, algo que eu ainda tinha que descobrir e ainda tenho”.
Em The Mountain, Mendes aborda os boatos sobre o assuntos. “Alguns dias eu mudo de ideia, você pode dizer o que precisa dizer. Você pode dizer que sou muito jovem, que sou muito velho. Você pode dizer que gosto de garotas ou garotos, o que se encaixe no seu molde”, cantou. Segundo o artista, a canção foi um meio para falar sobre o assunto de forma que “tocasse meu coração”.