Livro de escritor paraense é adaptado para série da Netflix
'Pssica' foi tema de mesa da edição de 2024 da Feira Literária de Paraty
O autor paraense Edyr Augusto, a Vice-Presidente de Conteúdo da Netflix Brasil, Elisabetta Zenatti, e Andrea Barata Ribeiro, produtora e sócia-fundadora da O2 Filmes, participaram de uma conversa, mediada pelo jornalista João Batista Jr, sobre a série Pssica, da Netflix, no primeiro dia da 22ª edição da Festa Literária de Paraty (Flip).
Pssica é baseada no romance escrito por Edyr Augusto e aborda temas conectados às culturas e paisagens da Amazônia, mas que são universais. “Lugares cheios de histórias, músicas e artes que o Brasil todo ganha muito em conhecer”, disse o autor, que comemorou a oportunidade de sua obra alcançar mais pessoas com a minissérie: “É muito difícil para um escritor de Belém furar a bolha, mas Pssica conseguiu, e agora vamos levar essa história ainda mais longe”.
Com direção de Quico Meirelles e Fernando Meirelles, roteiro de Braulio Mantovani e produção de Andrea Barata Ribeiro, da O2 Filmes, Pssica acompanha os personagens Janalice (Domithila Catete), Preá (Lucas Galvino) e Mariangel (Marleyda Soto), cujas vidas se cruzam tragicamente nos rios da Amazônia atlântica.
“A minissérie toca em temas fortes, como tráfico humano, destruição ambiental e a questão indígena — mas eles estão tão bem integrados ao entretenimento que despertam uma reflexão natural em quem assiste, conseguindo abordar questões extremamente relevantes para o mundo de hoje”, afirmou Elisabetta Zenatti. Os quatro episódios têm estreia global prevista para 2025.
A cobertura da coluna teve apoio do Instituto CCR, patrocinador e parceiro oficial de mobilidade da Flip.