Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios
Continua após publicidade

Grazi Massafera é alvo de críticas por publicidade errônea com caju  

O Instituto Caju Brasil (ICB) veio a público se pronunciar contra marca de cosméticos

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 10 Maio 2024, 08h36 - Publicado em 16 out 2023, 07h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Enquanto a Mocidade Independente de Padre Miguel escolhia seu samba-enredo na noite deste sábado, 14, para o próximo Carnaval, com uma homenagem ao caju, Grazi Massafera se metia numa grande polêmica nas redes sociais com o mesmo fruto. Ao protagonizar o comercial da marca de cosméticos L’Occitane au Brésil, ela aparece tirando um caju da árvore, que não é um cajueiro, mas sim uma amoreira. Para piorar, a fruta aparece colada de ponta-cabeça, pela sua castanha. Logo a peça publicitária foi alvo de diversas críticas. A campanha intitulada “É Tempo de Caju na Pele” ainda tem outro deslize: é perceptível um fio de nylon segurando o polêmico caju.

    + Acompanhe as principais notícias do dia no canal de VEJA no WhatsApp

    A situação provocou pronunciamento do Instituto Caju Brasil (ICB), organização não governamental voltada para o “desenvolvimento sustentável em atividades do setor rural e agroindustrial na cadeia de valor da cajucultura”. “Representando mais de 190 mil famílias da Cajucultura, nossa indignação à falta de cuidado e pesquisa no lançamento da campanha. O setor já vive diversos problemas, e ter a identidade descaracterizada enfraquece ainda mais nossa cultura alimentar”, publicou o ICB numa rede social.

    Os internautas não perdoaram o deslize da marca. “Quando as empresas do Sudeste tentam falar do Nordeste dá nisso: O caju nascendo no pé de amora pela castanha”, indignou-se uma internauta. “Esqueça Grazi Massafera e qualquer outra personalidade da mídia, as melhores pessoas pra vender o seu produto é quem faz parte da cadeia de produção dele. É por isso que insistimos tanto no papo sobre diversidade”, criticou outro. Diante da repercussão negativa, a L’Occitane au Brésil veio a público afirmar que o “time criativo e a produção executiva escolheram não seguir a estética real do fruto, para tornar a estética mais lúdica”. Ah tá!

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.