Globo muda nome do Canal Viva para focar em público fiel a novelas
Emissora anunciou nova estratégia para alavancar seu principal produto

A investida do streaming e emissoras concorrentes em novelas acendeu um alerta na TV Globo, que divulgou uma nova estratégia para alavancar o principal produto da empresa. Após 15 anos, o VIVA se tornará exclusivo para a teledramaturgia, sendo renomeado para Globoplay Novelas – o “paraíso para os fãs do gênero”. Além dos clássicos folhetins, já exibidos no canal pago, serão oferecidos títulos inéditos e tramas internacionais. Para inaugurar o novo produto, a emissora vai lançar Guerreiros do Sol no canal pago no dia 11 de junho, junto com a plataforma online. Inicialmente, a produção iria somente para o Globoplay.
“Com o Globoplay Novelas, o canal passa a estar mais integrado a esse universo, oferecendo ao público mais opções de consumo do gênero de maior sucesso do país. As novelas são estratégicas para a Globo, porque são conteúdos muito valorizados pelo público. Elas têm poder de gerar engajamento, de pautar o debate sobre temas sociais, de virar conversa”, afirma Tatiana Costa, diretora de Conteúdo e Canais Globo.
Outra novidade anunciada pela Globo é que o público poderá escolher o que assistir na chamada Batalhas Temáticas, uma disputa entre duas novelas de sucesso com algo em comum. A primeira será uma “batalha de Helenas do Manoel Carlos“: Regina Duarte em Por Amor concorrendo com Vera Fischer em Laços de Família. “Quisemos atender a um pedido antigo do público, que sempre nos sugeriu títulos a serem reprisados. Vamos compartilhar com os fãs das novelas essa decisão”, adianta a diretora.
Criada por George Moura e Sergio Goldenberg, Guerreiros do Sol é inspirada na vida de Lampião e Maria Bonita e de outros cangaceiros que cruzaram o nordeste brasileiro entre as décadas de 1920 e 1930. No elenco, estão nomes como Isadora Cruz, Thomás Aquino, Alinne Moraes, Irandhir Santos, Nathalia Dill, Alice Carvalho e Alexandre Nero.