A Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) emitiu nota em repúdio à cobertura jornalística da TV Globo sobre o Carnaval em 2024. A emissora convidou influenciadores digitais para fazerem entradas ao vivo durante os desfiles das escolas de samba. A federação classificou a decisão como “falha”, já que os entrevistadores estavam “despreparados” e “desinformados”.
“Ao abrir mão de repórteres, a emissora detentora do direito comercial de transmissão [TV Globo] deixou as/os espectadores sem informações cruciais sobre a festa”, diz. A Fenaj disse que os jornalistas profissionais levam ao público informações abrangentes das tradições carnavalescas. “Os/as jornalistas trazem uma perspectiva histórica e social para o trabalho, enriquecendo a compreensão pública do Carnaval”.
O diretor da área de entretenimento da TV Globo Boninho rebateu as críticas ao time de influenciadores escolhidos para a cobertura carnavalesca. À coluna, ele disse que está “nem aí”. “Eu sou o diretor, estou amando tudo. Não estou nem aí para as críticas”.
https://youtube.com/shorts/9JdHebMj3T8?si=18A40rexwKJIAlc7
https://www.youtube.com/watch?v=9vgrvw_mmCM
https://www.youtube.com/watch?v=Ilj2ry9P2sk
https://www.youtube.com/watch?v=ZT2txxZ1R6M
https://www.youtube.com/watch?v=Kk9GFkHViwk
https://www.youtube.com/watch?v=qIienXmVulg&t=4s