Chef recria a ‘banana mais cara do mundo’ vendida em leilão
Diego Lozano é jurado do 'Masterchef Confeitaria', na Band

A obra de arte Comedian – a “banana mais cara do mundo” – conquistou os holofotes após ser leiloada por 6,2 milhões de dólares (aproximadamente 37 milhões de reais) na casa de leilões Sotheby’s. Criada pelo artista italiano Maurizio Cattelan, a obra apresenta uma banana real colada em uma parede; e foi adquirida pelo empresário Justin Sun, investidor de criptomoedas. Com foco nesta repercussão, o chef paulista Diego Lozano criou uma imitação da obra de arte famosa em uma das sobremesas do seu restaurante.
Ele é um dos jurado do Masterchef, na primeira temporada da competição entre confeiteiros, e comanda o restaurante o Levena, localizado em Pinheiros, São Paulo, que também abriga a Escola de Confeitaria Diego Lozano. O cardápio do restaurante já tinha uma sobremesa de banana chamada “Isso não é uma banana na verdade”. Diego, então, decidiu adaptá-la com uma “linha” prateada. O doce tem uma base crocante de biscoito de amêndoas, com geleia de manga e maracujá, além de uma mousse de coco. O diferencial é que ela é coberta com chocolate branco tingido de amarelo para imitar a fruta. “Só tenho uma pergunta para vocês: Quanto devo cobrar nessa banana?”, publicou no perfil do Instagram. O doce está no cardápio por 70 reais.
Considerado um dos melhores chocolateiros do país, Diego venceu a seletiva brasileira do World Chocolate Masters em 2007 e 2015, e ficado entre os 20 melhores do mundo na final mundial do mesmo campeonato.