Cena gastronômica brasileira em alta: Chefs representam o país mundo afora
Coluna GENTE destaque cinco nomes
Alguns chefs vêm ocupando espaços de destaque em concursos e festivais no exterior, reforçando a presença do Brasil em disputas antes dominadas por países europeus. A tendência aponta para uma nova fase da gastronomia brasileira, em que território, origem e agricultura familiar tornam-se protagonistas, e chefs atuam como embaixadores culturais, conectando o país a mesas ao redor do mundo. Aqui, a coluna GENTE destaca alguns deles.
A chef Malu Mello foi escolhida para representar o Brasil no Mondial de Fondue, que acontece no próximo sábado, 15, em Tartegnin, na Suíça, após conquistar o título de melhor fondue do país no 3º Mundial de Queijos do Brasil, em São Paulo, em 2024. Sua receita campeã combina Gruyère, queijos autorais brasileiros e um toque da cachaça de Alambique Magnífica de Faria (Miguel Pereira – RJ). Formada pela Escola Alain Ducasse e integrante da Federação Italiana de Cozinheiros, Malu comanda seu bufê no Rio de Janeiro (@chefmalumello).
O chef paraense Saulo Jennings (@casadosaulo)acaba de ser anunciado como chef oficial da COP30. Ele será responsável pelo catering dos dois dias de Cúpula de Líderes do evento, que aconteceram na quinta, 6, e sexta-feira, 7, em Belém (PA). Além das refeições oficiais, que integram cozinhas do Pará e do restante Brasil no café, almoço e lanches, Jennings também assina um jantar imersivo que apresentará aos líderes de Estado sabores e tradições do Pará, como a Piracaia, peixe assado no fogo de chão.
A culinária contemporânea da Bahia será apresentada ao público internacional no restaurante Kias (@kiasrestaurant), em Viena, pela dupla Fabricio Lemos e Lisiane Arouca, chefs do Origem (@restauranteorigem), premiado restaurante de Salvador, na quarta, 12, e quinta-feira, 13. Eles foram convidados pelo chef brasileiro radicado na Áustria Kias Burget para produzir dois jantares na capital do país.
A chef Tássia Magalhães, do restaurante Nelita (@nelita.restaurant), em São Paulo, está indo para Buenos Aires, Argentina, para na segunda-feira, 10, preparar um jantar no Coronado (@coronado.bsas), restaurante dentro do MALBA – Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires. No evento, Tássia apresentará um menu com criações que refletem sua cozinha autoral. Entre os pratos, estão o choux de fígado e pera, o agnolotti de queijo de cabra com alho negro e mel, o zitti com ragú de língua e parmesão e, para encerrar, remolacha com moras, morangos e creme batida.
Janaína Torres (@bardadonaonca) é a primeira chef brasileira a ser madrinha de um cruzeiro. Ela foi escolhida para amadrinhar o Celebrity Xcel, da Celebrity Cruises, que sai de Fort Lauderdale, na Flórida. Sem nunca ter viajado em um cruzeiro, Janaína aceitou o papel como forma de conhecer de perto a gastronomia a bordo e levar a culinária brasileira para esse contexto internacional. O anúncio acontece em um momento de expansão de sua atuação fora do país: recentemente, ela fez uma imersão na Rússia para aprofundar pesquisas da cultura russa dentro do projeto À Brasileira. No Celebrity Xcel, Janaína não assinará o menu, mas acompanhará a cozinha e pretende usar o amadrinhamento como plataforma para ampliar a presença da gastronomia brasileira e latino-americana no mundo.
Flamengo x Santos no Brasileirão: onde assistir, horário e escalações
Mirassol x Palmeiras no Brasileirão: onde assistir, horário e escalações
A visita ‘para inglês ver’ do príncipe William ao Rio
‘Não se encara com teorias um bandido armado com fuzil’, diz ex-ministro da Segurança
O apelo de aliados para que Bolsonaro rompa o silêncio e controle os próprios filhos







