Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Imagem Blog

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios
Continua após publicidade

A tensa polêmica que envolve ‘Vitória’, novo filme de Fernanda Montenegro

Estrelado também por Alan Rocha, produção ganha data de lançamento

Por Giovanna Fraguito 26 out 2024, 10h00

Vitória, longa-metragem estrelado por Fernanda Montenegro, Alan Rocha e grande elenco, acaba de divulgar a data de lançamento nos cinemas: dia 13 de março. Dirigido por Andrucha Waddington e produzido por ele e Breno Silveira, o filme marca o retorno de Fernanda às telas como protagonista. Antes mesmo do anúncio da data de estreia, o longa causou polêmica nas redes sociais. Baseado na história real de Joana da Paz, uma senhora de 80 anos que, em 2005, filmou o tráfico de drogas em Copacabana, no Rio de Janeiro, da janela de seu apartamento e denunciou o caso à polícia.

As críticas surgiram porque a personagem real era uma mulher negra e muitos sugeriram que outras atrizes deveriam ter sido escaladas para o papel dado à Fernanda Montenegro, branca. Porém, a identidade de Joana foi somente descoberta em 2023, quando faleceu, já com as filmagens do longa em andamento. Antes, por 17 anos, ela foi protegida pelo apelido de Vitória. 

O trailer mostra a rotina de violência próximo ao apartamento de Dona Nina e seu primeiro encontro com o jornalista que mudaria sua vida, interpretado no filme por Alan Rocha. Andrucha comenta como foi a construção da personagem Vitória e o impacto da história no contexto de insegurança pública das grandes cidades.

“Minha busca foi construir essa personagem enfatizando sua humanidade com seus sonhos e fragilidades. Ela é uma personagem extraordinária, uma mulher fiel aos seus princípios e disposta a ultrapassar os limites de sua vida cotidiana para lutar pelo que acredita ser certo. Ela é testemunha de uma realidade em que a violência se impõe no seu dia a dia. Sente-se profundamente perturbada pela omissão da polícia e também pela inação dos que vivem no seu prédio. (…) Para isso, criamos um filme cru, neorrealista, onde a dura realidade se impõe em todos os aspectos da vida da nossa personagem. Interpretada por uma das maiores atrizes brasileiras de todos os tempos, Fernanda Montenegro”, afirma Andrucha.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.