A curiosa explicação interna para tanto remake na grade da TV Globo
Valéria Beltrão, gerente de Insights Integrados da emissora, fez exposição durante debate
Renascer, Pantanal, Elas por elas… Não são poucos os exemplos de remakes recentes na grade da TV Globo. A tendência tem uma explicação quase poética, na fala de Valéria Beltrão, gerente de Insights Integrados da emissora.
“Se a gente pensar que 30% dos brasileiros sofrem com algum distúrbio de ansiedade, chegar em casa e entrar em contato com um conteúdo que dá esse quentinho no coração, de uma época em que já aconteceu, que aquelas questões já foram resolvidas, serena a alma. E tem duas formas da gente olhar essa nostalgia. A primeira é a de que a história já foi contada e a pessoa vai lá e assiste novamente. A outra perspectiva para essas histórias familiares é o que a gente vive hoje com os remakes. Como em Renascer, que traz elementos da contemporaneidade. Em 2023, cerca de 2 bilhões de manifestações digitais foram sobre nostalgia. É muita coisa, e mostra o quanto a gente precisa voltar para um momento mais leve e mais tranquilo”.
A gerente apresentou um estudo sobre o audiovisual no Brasil e destacou alguns hábitos de consumo dos brasileiros, durante o Festival Acontece, realizado na quinta-feira, 11, no qual a coluna teve acesso.