Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios
Continua após publicidade

O imenso esforço da TV Globo para não perder protagonismo do mercado

Primeira edição do Festival Acontece contou com cerca de 500 pessoas nesta quinta-feira, 11, nos estúdios da emissora carioca

Por Giovanna Fraguito Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 12h23 - Publicado em 12 abr 2024, 17h51

Com o tema “O que vai acontecer já está acontecendo”, a TV Globo realizou a primeira edição do Festival Acontece, nesta quinta-feira, 11, com cerca de 500 profissionais do mercado audiovisual brasileiro, nos estúdios da emissora em Curicica, zona oeste do Rio de Janeiro. O evento, acompanhado pela coluna, contou com diversos painéis, além de apresentação de números e debates. Com destaque para o painel “IA e novas tecnologias” sobre inteligência artificial, que contou com a mediadora e jornalista Aline Midlej. Os convidados apontaram como a IA tem impactado em seus trabalhos.

Manoela Zozimo, coordenadora de pós-produção na Globo, destacou que as novas ferramentas têm usos variados como a otimização de processos mecânicos no catálogo de séries. “Hoje, já tem na Globoplay 40 episódios de séries feitas com audiodescrição, feitos 100% por inteligência artificial. Não seria possível sem IA, não nessa proporção, não nessa escala, não na quantidade que a gente tem que entregar. Uma coisa é olhar um programa, outra é toda uma grade. Outro exemplo é o áudio imersivo”, defendeu. Já Fernanda Jolo, Customer Engineering Leader for Artifial Intelligence no Google, reforçou um olhar comercial, com a facilidade para analisar padrões de consumo e entregar a melhor experiência para o cliente. George Moura, autor de séries de sucesso da TV Globo, disse que o uso da tecnologia serviu para auxiliar na construção de um sertão fiel nos Estúdios Globo – para sua produção mais recente, Guerreiros do Sol, que deve estrear em 2025. E Fábio Mendonça, diretor da O2 e que esteve à frente de Cangaço Novo, da Prime Video, reforçou as possibilidades de criar e imaginar novas possibilidades.

Mas muito além das questões tecnológicas que se avizinham, ou que já são realidade, há outros vieses a se pensar, A realização do festival tem como premissa “reforçar o compromisso da Globo com o setor audiovisual brasileiro”, como a própria divulgou. E isso ficou claro, por exemplo, em falas que enaltecem a “brasilidade” das narrativas que vão ao ar. Como maior produtora de conteúdo nacional e importante fomentadora do mercado independente, a empresa investe, anualmente, 5 bilhões de reais em conteúdo, direitos e tecnologia. Com mais de 33 mil horas de conteúdo inédito produzida por ano, a empresa quer manter um diálogo com mais de 170 produtoras independentes nacionais, de todos os tamanhos e de todas as regiões do país. E aí mora o desafio atual: diante do avanço de empresas de streaming, a TV Globo finalmente ganha um concorrente, ou concorrentes, à sua altura.

O que fica claro, com tantos painéis neste pioneiro evento, é um certo temor da emissora carioca de perder este protagonismo nas ações do mercado audiovisual, em franca expansão no país.  Como ela vai conseguir manter a liderança, seguir abrangendo seus domínios para além da matriz tradicional da TV aberta e pôr em prática a palavra que mais ronda o discurso de seus dirigentes, a tal da “diversidade”? Eis o dilema de uma equação que precisa de uma resposta a curto prazo. Neste sentido, não há inteligência artificial que resolva. Só mesmo a natural.

Institucional
Festival Acontece – Painel Ao Vivo – Mariana Gross, Daniel Ferro, Bonner, Raoni Carneiro e Joana Thimoteo (./TV Globo)
Institucional
Festival Acontece – Painel Ao Vivo – Mariana Gross, Daniel Ferro, Bonner, Raoni Carneiro e Joana Thimoteo (./TV Globo)
Institucional
Festival Acontece -Painel O impacto social e comercial do conteúdo: Angerson Vieira, MC Cabelinho, Samantha Almeida e Preto Zezé (./TV Globo)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.