Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Thomas Traumann

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Thomas Traumann é jornalista e consultor de risco político. Foi ministro de Comunicação Social e autor dos livros 'O Pior Emprego do Mundo' (sobre ministros da Fazenda) e 'Biografia do Abismo' (sobre polarização política, em parceria com Felipe Nunes)
Continua após publicidade

Qual Lula vem aí

Na nova campanha, ex-presidente buscará monopolizar o antibolsonarismo e vai conversar com PL, PSD e PSB

Por Thomas Traumann Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 10 mar 2021, 16h18
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Luiz Inácio Lula da Silva que nesta quarta, 10, se lançou candidato a presidente em 2022 não é o “Lulinha Paz e Amor de 2002”, mas também não é o político ressentido que deixou a cadeia depois de 580 dias em 2019. É um Lula repaginado que quer ganhar a eleição, mas também não ser deposto uma vez no governo. 

    “A prioridade agora não será dar sinais ao mercado ou à mídia. Isso pode esperar. O que o Lula vai ocupar agora é o espaço de antibolsonaro, que em dois anos ninguém se firmou”, disse um senador do PT. “A hora é de mostrar que existe uma opção evidente ao Bolsonaro.” 

    A estratégia de monopolizar o antibolsonarismo foi o eixo dos 90 minutos da preleção de Lula antes da entrevista no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Ele defendeu a vacinação em massa, o Sistema Único de Saúde e a democracia, atacou a liberação geral de armas, o terraplanismo e as fake news – platitudes que no governo Bolsonaro viraram atos de oposição. 

    Mas se foi objetivo em assumir o papel de opositor de Bolsonaro, o ex-presidente mostrou que sua relação com o mercado será diferente do Lula que, com o Risco Brasil em 2.000 pontos em 2002, assinou documento onde se comprometia a cumprir os acordos assinados pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, a famosa “Carta ao Povo Brasileiro”. Na entrevista de hoje Lula já antecipou que, se eleito, irá priorizar a Petrobras, ir contra o Banco Central independente e suspender as privatizações. 

    É fundamental lembrar, no entanto, que o presidente continua sendo Bolsonaro e com apenas 10% dos parlamentares na Câmara, o PT tem influência nula nas decisões oficiais. Além do mais, com a pandemia, os protestos de ruas estão suspensos. Não há muito o que Lula possa fazer até a campanha começar no ano que vem. Mas o que ele fará até lá?

    “Lula é um aliancista”, disse um ex-ministro. “Daqui até 2022, ele vai conversar com todo mundo que quiser ouvi-lo, dos partidos do Centrão às federações de empresários, da Igreja aos sindicatos”. 

    Com a centro-direita dividida entre quatro pré-candidatos com menos de 10% (João Doria, Luciano Huck, Eduardo Leite e Luiz Mandetta) e a centro-esquerda com um Ciro Gomes cada dia mais raivoso, Lula tentará monopolizar o espaço de contraponto a Bolsonaro. Na política, as conversas prioritárias são com o PL, de Valdemar Costa Neto, o PSD, de Gilberto Kassab, e o PSB, da família Campos. A campanha só começou.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.