Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês

Nova Temporada

Por Fernanda Furquim Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.
Continua após publicidade

Séries Clássicas: Serpico, do Cinema para a TV

Entre outubro e novembro de 1971, Frank Serpico apresentou-se diante da Comissão Knapp, formada pelo prefeito da época no ano anterior, para testemunhar contra a corrupção policial de Nova Iorque. Ele não seria o único, mas seria considerado o primeiro da história da cidade. Como resultado, o departamento de polícia de Nova Iorque passou por […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 5 jun 2024, 13h45 - Publicado em 14 nov 2010, 12h52
  • Seguir materia Seguindo materia
  • David Birney como Serpico em 1976 (Foto NBC/Arquivo)

    Publicidade

    Entre outubro e novembro de 1971, Frank Serpico apresentou-se diante da Comissão Knapp, formada pelo prefeito da época no ano anterior, para testemunhar contra a corrupção policial de Nova Iorque. Ele não seria o único, mas seria considerado o primeiro da história da cidade. Como resultado, o departamento de polícia de Nova Iorque passou por uma longa e profunda reforma.

    Publicidade

    Tendo feito carreira como patrulheiro e depois como policial infiltrado, Serpico declarou que estava frustrado com o ambiente que havia se instalado no meio policial, onde o corrupto tinha mais poder que o oficial honesto. No ano seguinte ao seu testemunho, Serpico aposentou-se e mudou-se para a Holanda, retornando aos EUA em 1980.

    A história de Serpico foi retratada em livro pelo jornalista e escritor Peter Maas. Publicado em 1973, o livro ganhou uma versão cinematográfica no mesmo ano, estrelada por Al Pacino, dirigido por Sidney Lumet e produzida por Dino De Laurentis, que faleceu esta semana em Los Angeles, aos 91 anos de idade. O filme teria rendido na época cerca de 30 milhões de dólares, além de várias indicações ao prêmio Oscar e Golden Globe.

    Publicidade

    Em 1976, a Dino De Laurentis Productions uniu-se à Paramount Television para produzir a versão seriada de “Serpico”, com base no livro de Maas. Adaptada por Robert E. Collins, a série teve produção executiva de Emmet Lavery. No lugar de Al Pacino foi escolhido o ator David Birney, conhecido na época por seus trabalhos em telefilmes e como ator convidado em séries de TV. Birney chegou a estrelar a sitcom “Bridget Loves Bernie”, produção polêmica que retratava o casamento de uma jovem católica com um motorista de táxi judeu.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    A versão para a TV apresentou um Frank Serpico menos revoltado ou frustrado, embora mantivesse o visual que o tornara conhecido no cinema: roupas desgastadas, cabelos desgrenhados e barba. O personagem foi retratado como uma pessoa culturalmente elevada: apaixonado por ópera, preferindo alimentar-se com comida saudável e fumando um cachimbo ao invés de cigarros (algo que na TV aberta se tornou tabu desde a década de 1960).

    A série era situada após os fatos ocorridos no filme. Trabalhando como policial infiltrado no mundo do crime e em organizações suspeitas, Serpico prestava contas ao Tenente Tom Sullivan (Tom Atkins), fora da delegacia.

    Publicidade

    Exibida pela rede NBC, a série não conseguiu conquistar a crítica ou o público. Considerada uma versão superficial da realidade que se instalou após os trabalhos da Comissão, a produção foi atacada por não aprofundar a relação do personagem com a corrupção policial. Apresentando um ambiente mais leve, no qual policiais e superiores eram mais prestativos, a série apenas introduziu o tema, sem de fato explorá-lo.

    Mesmo assim, “Serpico” se tornou a primeira a trazer esse assunto para o enredo de uma série americana. Em 1979, duas produções abordariam o tema em forma de comédia: “Os Gatões/The Duckes of Hazzard” e “Xerife Lobo/The Misadventures of Xeriff Lobo”, personagem que surgiu dentro da série “As Aventuras de B.J./B.J. and the Bear”.

    Publicidade

    A baixa audiência e os ataques da crítica levaram a série ao cancelamento com apenas 15 episódios exibidos, dos 16 produzidos.

    Continua após a publicidade

    Os títulos são:

    01. The Deadly Game
    02. Country Boy
    03. The Traitor in Our Midst
    04. The Indian
    05. Every Man Must Pay His Dues
    06. Strike!
    07. Trumpet of Time
    08. Prime Evil
    09. Rapid Fire
    10. Dawn of the Furies
    11. The Serbian Connection
    12. Danger Zone
    13. Sanctuary
    14. The Party of Your Choice
    15. One Long Tomorrow
    16. A Secret Place

    Abertura da série:

    [youtube https://www.youtube.com/watch?v=bsZ4OQZaiLs?wmode=transparent&fs=1&hl=en&modestbranding=1&iv_load_policy=3&showsearch=0&rel=1&theme=dark&w=425&h=344%5D

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.