Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Nova Temporada

Por Fernanda Furquim Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.
Continua após publicidade

Morre Madeleine Sherwood, atriz de ‘A Noviça Voadora’

Conhecida pelos fãs de séries clássicas como a Madre Superiora da sitcom A Noviça Voadora, a atriz Madeleine Sherwood faleceu no dia 23 de abril, aos 93 anos de idade, segundo divulgado pelo Hollywood Reporter. Madeleine Louise Hélène Thornton nasceu no dia 13 de novembro de 1922 em Montreal, Canadá. Estreou aos quatro anos de idade em […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 1 dez 2016, 16h11 - Publicado em 25 abr 2016, 21h44
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Madeleine Sherwood em 1975 (Foto: Michael Ochs Archives/Getty Images)

    Madeleine Sherwood em 1975 (Foto: Michael Ochs Archives/Getty Images)

    Conhecida pelos fãs de séries clássicas como a Madre Superiora da sitcom A Noviça Voadora, a atriz Madeleine Sherwood faleceu no dia 23 de abril, aos 93 anos de idade, segundo divulgado pelo Hollywood Reporter.

    Madeleine Louise Hélène Thornton nasceu no dia 13 de novembro de 1922 em Montreal, Canadá. Estreou aos quatro anos de idade em montagens apresentadas nos palcos da igreja que sua família frequentava. Anos mais tarde, estreou profissionalmente no teatro e na TV canadense antes de se mudar para Nova Iorque, onde estudou com Lee Strasberg no Actors Studio.

    Continua após a publicidade

    Em 1952, fez sua estreia na Broadway com a montagem de The Chase, de Horton Foote. Ao longo de sua carreira, ela esteve em, pelo menos, dezoito montagens da Broadway, entre elas, The Crucible, de Arthur Miller, Camelot, The Night of the Iguana, Do I Hear a Waltz?, Inadmissible Evidence, All OverSweet Bird of Youth e Gata em Teto de Zinco Quente, sendo que ela também integrou o elenco da adaptação cinematográfica das duas últimas.

    Ativista política, Madeleine fez parte da lista negra do Comitê de Ações Anti-Americanas da era McCarthy. Lutando pelos direitos civis dos afro-americanos, chegou a participar de comícios realizados por Martin Luther King Jr. Membro da Congress on Racial Equality, Madeleine participou de várias manifestações realizadas no Sul dos EUA. Em pelo menos uma ocasião, a atriz foi presa e condenada a seis meses de trabalhos forçados. Dizem que foi nesse período que ela perdeu parte de sua audição.

    Madeleine em 'A Noviça Voadora' (Foto: ABC/Arquivo)
    Continua após a publicidade

    Madeleine em ‘A Noviça Voadora’ (Foto: ABC/Arquivo)

    Ainda na década de 1950, ela começou a fazer participações especiais em séries americanas. Ao longo de sua carreira, ela foi vista em episódios de Decoy, Dragnet, Alfred Hitchcock Apresenta, As Enfermeiras, Cidade Nua, O Fugitivo, Ben Casey, Os Violentos, Os Audaciosos, Bonanza, O Jogo Perigoso do Amor, Owen Marshall Counselor at Law, Toma, Columbo, O Carona, Hotel, Cagney & Lacey e Dinastia, entre outras. Também esteve na minissérie Pobre Homem Rico e nas novelas One Life to Live, Guiding LightAs the World Turns.

    A atriz integrou o elenco fixo de uma única série, A Noviça Voadora, produzida entre 1967 e 1970. Esta é uma adaptação do livro The Fifth Pelican, de Tere Rios.

    Continua após a publicidade

    As histórias acompanhavam a vida da irmã Bertrille (Sally Field), uma jovem que deixou para trás uma vida de festas e viagens para se dedicar ao trabalho humanitário no Convento de San Taco em Porto Rico. Seu pouco peso e baixa estatura combinados com os fortes ventos do local e o chapéu de freira fizeram com que ela fosse capaz de voar. Madeleine interpretou a Reverenda Madre Lydia Placido, que estava no comando do convento.

    Madeleine em 2010 (Foto: Victoria Film Festival)

    Madeleine em 2010 (Foto: Victoria Film Festival)

    Continua após a publicidade

    A série foi uma das produções da década de 1960 que, juntamente com alguns filmes do cinema, retratou uma imagem positiva da igreja católica.

    Madeleine se aposentou da carreira de atriz em 1989, voltando a morar no Canadá na década de 1990, onde participou de atividades culturais ligadas ao cinema e teatro, bem como de movimentos pelos direitos humanos. Ela foi membro da diretoria do Victoria Film School, que costuma organizar anualmente o Victoria Film Festival; e professora de arte dramática.

    Em 1940, ela se casou com Robert Sherwood, de quem se divorciou mais tarde. O casal teve uma filha, Chloe Sherwood. Quando ela se casou, Madeleine se afastou da carreira para se dedicar à família. Mas, após o nascimento da filha, Madeleine sofreu de depressão pós-parto, o que a levou a ser internada em um hospital para doentes mentais. Lá, lhe foi dito que, se ela não melhorasse, seria submetida a uma lobotomia. Temendo o tratamento, ela decidiu retomar sua carreira artística. A atriz se divorciou e se mudou para Nova Iorque.

    Continua após a publicidade

    Em 2010, foi lançado o documentário de curta-metragem, Madeleine’s Method, que apresenta a vida e carreira da atriz e seu método de trabalho. Confiram o documentário no vídeo abaixo.

    [youtube https://www.youtube.com/watch?v=JSBKjEIIwDw?feature=oembed&w=500&h=375%5D

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.