Conhecido por suas participações especiais em séries, entre elas A Feiticeira, na qual interpretou o Dr. Bombay, Bernard Fox faleceu no dia 14 de dezembro, aos 89 anos de idade, vítima de parada cardíaca.
Bernard Lawson nasceu no dia 11 de maio de 1927, no País de Gales. Filho de atores de teatro, Bernard iniciou carreira de ator quando ainda era um bebê. Na pré-adolescência, já trabalhava como assistente de diretor de um teatro.
Após a 2ª Guerra Mundial e de se estabelecer como ator teatral, ele estreou no cinema e na TV da Grã-Bretanha.
Entre 1958 e 1959, Bernard estrelou a série britânica Three Live Wires, comédia sobre três jovens que trabalham no mesmo departamento de uma empresa que vende aparelhos de TV.
Ainda em 1959, Bernard atuava na peça The Amorous Prawn quando conheceu a americana Jacqueline Holt, com quem se casou em 1962, razão pela qual se mudou para os EUA, onde se estabeleceu como ator convidado em séries de TV.
Entre elas, O Show de Danny Thomas, Combate, A Marinha de McHale, Perry Mason, O Show de Andy Griffith, Os Destemidos, A Lei de Burke, Jeannie é um Gênio, A Garota da UNCLE, Inferno nos Céus, James West, E As Noivas Chegaram, Daniel Boone, O Rei dos Ladrões, Têmpera de Aço, A Família Dó-Ré-Mi, Galeria do Terror, O Jogo Perigoso do Amor, Columbo, Barnaby Jones, Cannon, Emergência, Costa Brava, Soap, Mash, Ilha da Fantasia, Lou Grant, Casal 20, O Barco do Amor, The Jeffersons, A Supermáquina, Duro na Queda, Carga Dupla, Tempo Quente, Assassinato por Escrito e Dharma e Greg, entre outras.
O ator também teve participações recorrentes em Guerra, Sombra e Água Fresca, na qual interpretou o Coronel Rodney Crittendon, um oficial britânico transferido para o Campo 13, onde o grupo do Coronel Hogan (Bob Crane) controlava uma rede de espionagem e fuga dos aliados durante a 2ª Guerra Mundial.
Mas o trabalho mais lembrado pelos fãs de séries é a participação recorrente que Bernard fez em A Feiticeira, na qual interpretou o Dr. Bombay. Por não serem humanas, as bruxas precisavam de um médico capaz de tratar de suas doenças, que surgiam nas horas mais impróprias e de formas bizarras. Bombay costumava ser chamado de emergência por Samantha (Elizabeth Montgomery) e, em meio a uma nuvem de fumaça, surgia um sujeito fanfarrão, que por vezes estava vestido como se fosse a uma ópera, por outras a um jogo de criquete ou até mesmo enrolado em uma toalha, prestes a tomar um banho.
Bernard voltaria a interpretar o personagem em duas ocasiões. A primeira em Tabitha, spinoff de A Feiticeira, que acompanhou a vida dos filhos de Samantha; e na novela Passions, que acompanhou a vida dos moradores da cidade de Harmony, onde ocorriam alguns eventos sobrenaturais. Bombay apareceu duas vezes na cidade para atender a bruxa Tabitha/Tabata Lenox (Juliet Mills), que teve uma filha batizada com o nome de Endora.
Ao longo das décadas de 1980 e 1990, Bernard também se estabeleceu no teatro americano.
O ator se aposentou em meados de 2005.
Desde 1961, ele estava casado com Jaqueline, com quem teve duas filhas, Amanda e Valerie. Em 2006, Valerie faleceu vítima de um coágulo de sangue.
Cliquem nas fotos para ampliar.