Quando a versão cinematográfica de Dark Shadows estrear, o público verá o último trabalho de Jonathan Frid. O ator que estrelou a versão original faleceu no dia 13 de abril, aos 87 anos de idade, de causas naturais, em um hospital em Ontario, Canadá, segundo informou o jornal Toronto Sun.
John Herbert Frid nasceu no dia 2 de dezembro de 1924, em Hamilton, Ontario, Canadá. Segundo o site oficial do ator, ele começou a atuar no teatro escolar, experiência que o levou a buscar uma carreira nessa área. Formou-se pela McMaster University em 1948. No ano seguinte, foi aceito na Royal Academy of Dramatic Arts, de Londres, Inglaterra.
Utilizando o nome de John Frid, ele estreou profissionalmente no teatro londrino. Dois anos mais tarde voltou a viver no Canadá, onde integrou o grupo teatral Earl Grey Players, de Toronto. Na mesma época, ele estudou no Lorne Greene’s Academy of Radio Arts, curso ministrado pelo ator que interpretou Ben Cartwright na série Bonanza.
Dividindo-se entre o teatro, programas de televisão e de rádio, Frid foi adquirindo experiência e currículo. Em 1954, ele mudou-se para os EUA, onde estudou na Yale School of Drama, formando-se ator e diretor em 1957. Nesse período, atuou em teatro regional e em turnês. O ator adotou o nome artístico de Jonathan Frid em 1962.
Em 1966, após anos dedicando-se ao teatro, Frid foi contratado para integrar o elenco de Dark Shadows, produção que já tinha estreado na ABC, mas que conquistava baixa audiência. Buscando atrair um público maior, os roteiristas deste drama gótico incluíram um vampiro na história chamado Barnabás Collins. Interpretando o personagem, Frid conseguiu atrair audiência e se tornar um ídolo da cultura popular americana daquela década. Saiba mais sobre Dark Shadows aqui.
Mesmo durante a produção do programa, Frid não se afastou do teatro, atuando em peças como Disque M para Matar, entre outras. Com o cancelamento de Dark Shadows em 1971, o ator voltou a se dedicar exclusivamente ao teatro, fazendo poucas participações na TV e no cinema. Em paralelo, seguiu carreira de professor, participando de workshops e seminários.
Em 1986, ele formou sua própria produtora, a Clunes Associates, em parceria com Mary O’Leary, com a qual montou peças e leituras de peças, apresentando-se em teatros regionais e universitários até 1994. Em paralelo, continuou atuando em outras montagens profissionais.
Frid aposentou-se em meados de 2003. Nos últimos anos, participava de convenções relacionadas à Dark Shadows e filmou uma participação na versão cinematográfica.
Ao lado de Lara Parker, David Selby e Kathryn Leigh Scott, que também estrelaram a versão original, Frid será um dos convidados de um baile na mansão Collinwood. O filme será lançado nos cinemas no dia 11 de maio.
Cliquem na última foto para ampliar.