Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Tela Plana

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Críticas e análises sobre o universo da televisão e das plataformas de streaming
Continua após publicidade

Netflix e mais: plataformas de streaming já são mais caras que a TV paga

Canais online que prometiam preços acessíveis agora estão no mesmo patamar — ou bem acima — das TVs por assinatura

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 24 Maio 2024, 16h22 - Publicado em 24 Maio 2024, 15h12
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Nos últimos dez anos, o número de assinantes d TV paga no Brasil teve uma queda brusca de quase 50%: dos 19,6 milhões de pagantes em 2014, restaram 9,5 milhões em 2024. O principal responsável por tamanha debandada atende por streaming — revolução no modo de oferecer conteúdo encabeçado pela Netflix e que se tornou regra na distribuição de filmes, séries e jogos esportivos. Como esperado, porém, a proliferação de plataformas variadas aumentou os preços. E o que era para ser um oásis acessível se tornou tão caro quanto uma TV por assinatura. 

    Recentemente, a Netflix anunciou um novo aumento de preços. Em breve, será a vez do Disney+, que vai englobar em seu catálogo o Star+. Até os canais que possuíam, por assim dizer, um valor simbólico, como Apple e Amazon, agora já não estão tão baratinhos. A Netflix, por exemplo, começa com um pacote de 20,90 reais com anúncios e chega ao premium de 59,90 reais. Valor parecido tem a Max, que vai do 29,90 ao 55,90 reais. Mais modesto, o Paramount+ começa nos 14,90 reais e vai até 34,90 reais. Já o Globoplay vai de 26,20 reais a 39,90 reais, dependendo de quais outros canais são assinados juntos, como o Telecine. Em breve, o mais caro será o combo Disney e Star+, e seus canais de esporte — os valores vão de 43,90 reais até 62,90 reais. 

    Entre os que oferecem um valor único, a Amazon Prime Video é a mais barata, por 19,90, seguida pela Apple TV+, por 21,90 reais (ambas, porém, são parte de empresas gigantes de tecnologia e suas assinaturas acompanham outros serviços, como frete grátis, no caso da Amazon). Não menos importante, a cult Mubi pode ser assinada por 34,90 reais, com direito a meia para estudantes. 

    Somados os pacotes básicos dessas plataformas, o assinante que quiser ter acesso a todas elas terá de desembolsar 212,50 reais — ou 330 reais nas versões premium, sem anúncio e com direito a mais de uma tela simultânea. Na contramão, a TV por assinatura se adaptou e vem oferecendo pacotes um tanto mais populares. Para comparação, atualmente, é possível assinar pacotes básicos de TV paga por valores como 60 reais na Vivo e 69,90 reais na Claro. Como essas empresas também oferecem internet, faz sentido que os assinantes montem combos — entre eles, alguns ainda encaixam plataformas de streaming como parte do pacote. 

    Óbvio, cada operadora ou plataforma de streaming oferece pacotes e conteúdos distintos, que dificultam uma comparação exata entre qual vale mais a pena financeiramente. Mas o certo é que a era do streaming democrático e da economia para ter acesso fácil à entretenimento, esporte e cultura ficou no passado. 

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.