Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Tela Plana

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Críticas e análises sobre o universo da televisão e das plataformas de streaming

‘Faustão na Band’ estreou bem – mas tem desafio imenso pela frente

Programa que entrou no ar na segunda-feira, 17, manteve identidade já conhecida do apresentador, das bailarinas às videocassetadas

Por Amanda Capuano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 19 jan 2022, 11h32 - Publicado em 18 jan 2022, 11h52

Depois de 33 anos à frente dos domingos da Rede Globo, Fausto Silva retornou à Band na segunda-feira, 17, com um programa com sua legítima assinatura. Alocado na faixa nobre da Rede Bandeirantes, das 20h30 às 22h40, o Faustão na Band atraiu o público em uma estreia cercada de expectativa pelo retorno do apresentador aos palcos. Conseguiu o feito de colocar a emissora na vice-liderança do ibope em São Paulo, com 8,3 pontos de média e pico de 9,9, desbancando a novela bíblica da Record da segunda colocação, e atrás apenas do Jornal Nacional – a atração global liderou o horário, como de praxe, com 22,7 pontos de média.

Com Zeca Pagodinho, Seu Jorge e Alexandre Pires como convidados, a estreia deu um gostinho do clima da atração: a fórmula é a mesma que fez sucesso na Globo, com suas tradicionais bailarinas e videocassetadas (agora rebatizadas, simplesmente, de cassetadas). A Band e o apresentador, porém, têm à frente um desafio hercúleo: produzir conteúdo para exibir diariamente um programa com mais de duas horas de duração. Haja fôlego e criatividade, enfim, para preencher 20 horas semanais com o mesmo padrão de convidados e quadros que fizeram a fama de Faustão na Globo.

O ritmo de trabalho, porém, não parece ser um problema para Fausto, que deve gravar duas edições por dia. Durante a estreia, o apresentador pareceu animado com a mudança. Em vários momentos, agradeceu emissora e público pela oportunidade, e foi flagrado entoando as canções de Zeca Pagodinho ao microfone. Ao contrário do que costumava fazer na emissora carioca, na qual normalmente comandava o programa ao vivo, agora as atrações são gravadas de forma prévia.

Na tarde e noite de segunda-feira, 17, VEJA acompanhou a gravação do programa na Band. Como a visita foi feita no dia da estreia, o clima na emissora era de alta expectativa. No estúdio no Morumbi, a plateia foi trajada com camisetas coloridas e um “camarote” era ocupado por influencers que compartilhavam tudo em tempo real nas redes sociais, mostrando que o canal, que costuma bombar nas redes com Masterchef, conhece bem o poder da internet.

/
Anne Lottermann, João Guilherme e Fausto Silva durante programa de estreia (Band/Divulgação)
Continua após a publicidade
/
Fausto Silva com Zeca Pagodinho durante programa de estreia (Band/Divulgação)
/
Seu Jorge e Faustão com o famoso balé ao fundo (Band/Divulgação)

Antes mesmo de subir ao palco, Faustão já colhia os louros de sua nova empreitada: o novo programa é um sucesso de patrocínio de antemão, com anunciantes de peso como o Magazine Luiza e o Banco Santander. E ele entrou em cena para fazer o que sabe: entreter o público e seus convidados. O programa visto pela reportagem deve ir ao ar na próxima segunda-feira, 24, e terá como atrações o casal Klebber Toledo e Camila Queiroz, além da banda Roupa Nova, que comemora 40 anos de estrada e animou a plateia com sucessos como Dona e Whisky a Go-Go. Já o casal popular falou sobre projetos futuros, a pandemia, e respondeu a perguntas do público sobre o relacionamento. Menções a outras emissora estão liberadas, e Camila comentou sobre o trabalho em Verdades Secretas – mas não disse nada sobre sua rumorosa saída da novela em pleno andamento.

Continua após a publicidade

No palco, além de interagir com os convidados e com Anne Lottermann, o apresentador troca figurinhas com o filho João Guilherme, uma adição bem-vinda que tempera a atração com um clima familiar até então pouco visto pelo público. Nos bastidores, Fausto se mostrou atencioso com a plateia, e frisou a importância do público para a atração – que, como é regra em programas de auditório, dita o clima com palmas e reações animadas aos convidados.

Ao que parece, o retorno caminha como o planejado, e a emissora não deve sentir falta do dinheiro pago pelo pastor RR Soares para alugar seu horário nobre. O desafio agora é saber se, passado o furor da estreia, a atração terá fôlego para manter o mesmo patamar de audiência e produção do programa inicial. Não é uma tarefa simples. Faustão, porém, topou o desafio.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRIL DAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.