PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Tela Plana

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Críticas e análises sobre o universo da televisão e das plataformas de streaming

Copa do Mundo abraça a internet com Casimiro na transmissão digital

Youtuber transmitirá 22 jogos ao vivo em seus canais na internet, refletindo avanço da "geração streaming" no esporte

Por Amanda Capuano 24 nov 2022, 14h03

Para a maioria da população brasileira, Copa do Mundo é sinônimo de ligar a televisão na Globo e comemorar gols da seleção com a narração emocionada de Galvão Bueno. O torneio deste ano, no Catar, tem uma particularidade inesperada: com o crescimento do streaming nos últimos anos, a Globo perdeu a exclusividade da transmissão na internet, e ganhou a competição não de gigantes como HBO Max ou Amazon Prime Video — que transmitem diversos torneios em suas plataformas — mas sim do influenciador esportivo Casimiro Miguel, o Cazé, que transmitirá, até o final da Copa, 22 partidas em seu canal na plataforma Twitch e no Youtube, com direito a uma equipe de comentaristas de peso e jornalistas in loco no Catar.

Criado há duas semanas em parceria com a Live Mode, especialista em transmissão esportiva digital, o canal Cazé TV, no YouTube, já acumula 1,42 milhão de inscritos. A primeira transmissão ao vivo aconteceu no último domingo, 20, na partida de abertura entre Catar e Equador. A cobertura do jogo contou com mais de sete horas de conteúdo, incluindo comentários, análises esportivas, reportagens diretamente do Catar e a transmissão do jogo em si. Salvo no YouTube, o vídeo contabiliza 4,7 milhões de visualizações — ao vivo, a audiência dos canais na Twitch e no YouTube alcançou quase 1 milhão de espectadores simultâneos. Os números, é claro, não batem de frente com o grupo Globo, que marcou audiência de novela das 9 (28 pontos) na partida de abertura. Contudo, a força do público on-line atesta a existência de uma parcela significativa de torcedores interessados na transmissão digital.

Nos últimos anos, a chamada “geração streaming”, habituada a consumir conteúdo na internet, deixou de ser uma realidade apenas no entretenimento para invadir também o universo esportivo com a pulverização dos direitos de transmissão. Foi-se o tempo em que bastava ligar a televisão na Globo, ou em um de seus canais fechados, para assistir a um jogo de futebol. Nesse ano, o Paulistão, além da Record, também teve jogos transmitidos no Premiere, YouTube e HBO Max. A Copa do Brasil dividiu as partidas entre o grupo Globo e a Amazon Prime Video, e a Libertadores pode ser vista na Conmebol TV, Facebook e Star+, além do SBT. O próprio Casimiro, aliás, transmitiu jogos do Athletico Paranaense via Twitch. Nada mais natural, portanto, que a Copa de 2022 levante a taça de edição mais digital da história — além da Cazé TV, é possível assistir partidas ao vivo pelo Globoplay e pelo FIFA+, serviço de streaming próprio da entidade que transmite todos os jogos da competição.

Livre das amarras da televisão aberta e mirando em um público mais jovem, já cativo de Casimiro, e do universo dos streamers como um todo, a transmissão na Cazé TV assume um modelo menos engessado e mais divertido, mas sem abrir mão de um conteúdo sério. Além de Casimiro, que faz sucesso por seus comentários sincerões e divertidos, a Cazé TV ainda conta com o narrador Luís Felipe Freitas, e um time de peso de ex-jogadores comentaristas, incluindo Juninho Pernambucano, Marcelo, Edmilson, Emerson, Gilberto e Júnior Baiano. Colegas streamers como Guilherme Beltrão, Bronx, Maciel, Pig e o youtuber Ítalo Sena também marcam presença na transmissão local. Já no Catar, a equipe de correspondente tem os repórteres Isabella Pagliari, André Hernan, Alexandre Oliveira, Rafael Morientes e Jackson Pinheiro, além do humorista Diogo Defante, que viralizou nas redes se divertindo e “desafiando o perigo” pelo Catar — ele já foi flagrado fumando o narguilé de locais, dançando com roupas típicas e até brincando com o leão de sheik. É uma amostra poderosa da força do mundo digital.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.