Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99

Sobre Palavras

Por Sérgio Rodrigues Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Este blog tira dúvidas dos leitores sobre o português falado no Brasil. Atualizado de segunda a sexta, foge do ranço professoral e persegue o equilíbrio entre o tradicional e o novo.
Continua após publicidade

A constelação de Órion tem relação com a palavra ‘oriente’?

“Sérgio, muito obrigado por nos oferecer este espaço de consulta. Era um sonho meu que um dia alguém teria uma espécie de ‘consultório terapêutico’ para pessoas curiosas como eu, que adoram entender a origem das palavras. Minha dúvida vem de uma citação que uma professora de filosofia fez durante uma aula de lógica, para que […]

Por Sérgio Rodrigues
Atualizado em 31 jul 2020, 01h17 - Publicado em 27 Maio 2015, 14h59
  • Seguir materia Seguindo materia
  •  (/)

    orion de johannes hevelius

    “Sérgio, muito obrigado por nos oferecer este espaço de consulta. Era um sonho meu que um dia alguém teria uma espécie de ‘consultório terapêutico’ para pessoas curiosas como eu, que adoram entender a origem das palavras. Minha dúvida vem de uma citação que uma professora de filosofia fez durante uma aula de lógica, para que buscássemos a relação das palavras Oriente e Orionte (da constelação Órion). Bem, se levarmos em conta que nos primórdios da era das navegações, a leitura para localização era feita pela posição das estrelas, creio que temos uma relação estabelecida (não muito clara para mim) – se é que realmente há! Mas por que ficou estabelecido que o oriente ficava a leste e ocidente a oeste? E por que Órion tornou-se essa referência? Muito obrigado pelo carinho dedicado a este espaço e um grande abraço!” (Rodolpho Freitas)

    Caro Rodolpho, obrigado pelas palavras gentis. Não há nenhuma relação etimológica entre Orionte, um dos antigos nomes aportuguesados da constelação de Órion (acima em desenho de Johannes Hevelius, século XVII), e o substantivo comum “oriente”. A semelhança é mera coincidência.

    O nome latino Orion – que costuma ser grafado como Órion em português, mas também Orionte e Orião – veio diretamente do grego Oarion, nome de um gigante mitológico, excelente caçador, que segundo a maioria das versões foi morto por engano por uma flechada da deusa Ártemis (Diana na mitologia romana), que o amava. Tomada pela culpa, a deusa o teria então imortalizado no céu.

    Continua após a publicidade

    A origem do nome próprio grego é obscura, mas, segundo o dicionário etimológico de Douglas Harper, há fontes que acreditam numa ligação com o assírio Uru-anna (“luz do paraíso”).

    Já “oriente” é uma palavra herdada do latim orientis, particípio presente do verbo oriri, “nascer”. Seu sentido literal era o de “nascente”, isto é, “lugar onde nasce o sol” – em oposição a “ocidente”, de occidentis, onde ele morre.

    O elemento ori-, de “oriente”, também veio do grego e é o mesmo que se pode encontrar numa constelação de palavras em que se incluem “origem”, “oriundo” e “aborígine”. Mas, pelo que se sabe, não em Órion.

    Continua após a publicidade

    *

    Envie sua dúvida sobre palavra, expressão, dito popular, gramática etc. Às segundas, quartas e quintas-feiras o colunista responde ao leitor na seção Consultório. E-mail: sobrepalavras@todoprosa.com.br

     

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

    a partir de 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.