PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Rio Grande do Sul

Por Veja correspondentes Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Política, negócios, urbanismo e outros temas e personagens gaúchos. Por Paula Sperb, de Porto Alegre

Sartori lidera, mas perderia 2º turno para principais adversários

Candidatos do PT, PDT, PSDB e PP venceriam do atual governador segundo pesquisa do Instituto Methodus

Por Paula Sperb
Atualizado em 28 jun 2018, 18h27 - Publicado em 28 jun 2018, 17h05

O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (MDB), lidera intenção de votos no primeiro turno com preferência de 17,5% dos eleitores, mas perderia no segundo turno para qualquer um dos quatro principais adversários segundo pesquisa realizada pelo Instituto Methodus e encomendada pelo jornal Correio do Povo. Tradicionalmente, o estado não reelege seus governadores.

Sartori perderia até mesmo para o candidato do PT, o ex-ministro da Agricultura Miguel Rossetto. Em um segundo turno entre ambos, Rossetto venceria com 33,1% de votos contra 29,7% de Sartori. Mas quem tem a maior diferença contra o governador é o candidato do PDT, Jairo Jorge, ex-prefeito de Canoas. Jorge venceria com 38,1% de votos contra 26,5% do emedebista. O candidato do PSDB, Eduardo Leite, ex-prefeito de Pelotas, venceria o atual governador com 32,1% dos votos diante de 27,4% de Sartori. A vitória mais apertada seria de Luis Carlos Heinze (PP), deputado federal, com 29,2%, ante 27,1%.

O levantamento foi realizada entre os dias 19 e 25 de junho com mil entrevistados e registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RS-05933/2018. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança de 95%.

Se na pesquisa estimulada do primeiro turno Sartori tem 17,5% de intenção de votos, ele tem também a maior rejeição entre todos os candidatos: 47,7%. No primeiro turno, Sartori é seguido por Jairo Jorge (PDT), 10%; Miguel Rossetto (PT), 8,1%; Eduardo Leite (PSDB), 8%; e Luis Carlos Heinze (PP), 5,1%. Os quatro estão tecnicamente empatados segundo a margem de erro de três pontos. Eles são seguidos por Roberto Robaina (Psol), 3,7%, Mateus Bandeira (Novo), 2,1%, e Abigail Pereira (PCdoB), 1,3%.

Com a maior rejeição de Sartori, não fica descartado um segundo turno sem o atual governador. Nessa situação, no cenário de segundo turno entre Jorge e Rossetto, o pedetista venceria com 35,1% contra 20,5% do petista. Em um cenário com Jorge e Leite, o pedetista venceria com 35,5% contra 21,4% do tucano. Leite, porém, venceria de Rossetto com 30,3% contra Rossetto, 24,8%.

Continua após a publicidade

No primeiro turno em pesquisa espontânea, quando os entrevistados não são informados dos nomes dos candidatos, a preferência por Sartori cai para 5,2%, seguido por Leite (1,7%), Jorge (1,2%) e Rossetto (0,7%). A maioria dos eleitores (75,8%) diz que não sabe em quem votar na pesquisa espontânea e 14,2% votaram em branco ou nulo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.