Mateus Bandeira (Novo) participará de debate entre candidatos gaúchos
Diferentemente do debate entre os presidenciáveis, em que o Novo ficou de fora, Band-RS convidou candidato do partido ao governo do Rio Grande do Sul
Se o candidato a presidente da República pelo partido Novo, João Amoêdo, ficou de fora do primeiro debate televisivo entre os presidenciáveis, transmitido pela Band, na semana passada, o mesmo não irá acontecer em nível estadual. No Rio Grande do Sul, a Band-RS optou por convidar Mateus Bandeira, que concorre a governador pelo mesmo partido. O primeiro debate entre os candidatos gaúchos na televisão será exibido pela Band-RS às 22h de quinta-feira, 16.
Conforme VEJA apurou, o entendimento da emissora gaúcha é que todos os postulantes ao Palácio Piratini que atendem à legislação eleitoral foram convidados. A emissora entende que o acréscimo de Bandeira se justifica porque o Novo nunca participou de uma eleição para o Congresso Nacional e, portanto, não poderia ter o número mínimo de cinco parlamentares exigido por lei.
“Foi uma decisão muito acertada. Uma pena que não tenha sido esse o entendimento nacional. No estado, teremos a oportunidade de mostrar uma alternativa. A lei foi feita para blindar os políticos tradicionais com fundo eleitoral, tempo de televisão, para criar uma barreira contra a entrada dos novos. Eu terei míseros sete segundos na campanha, não é razoável e não é justo”, disse Bandeira a VEJA.
Após mudanças nas coligações, o Rio Grande do Sul tem sete candidatos ao governo (veja as entrevistas com cada um deles abaixo). Destes, apenas seis participarão do debate da Band na próxima quinta-feira. O candidato que ficará de fora é Julio Flores (PSTU), que não atende ao critério da legislação eleitoral. O estado emplacou quatro candidatos a vice-presidente.
House of Cards
Este será o primeiro debate de Bandeira na condição de candidato, mas não o primeiro debate na televisão. Nos anos de 2007 e 2008, Bandeira era frequentemente convidado como debatedor do programa Conversas Cruzadas, conduzido pelo apresentador Lasier Martins, que hoje é senador pelo PSD. O programa era transmitido pela extinta TV Com, do Grupo RBS.
Por conta da agenda de compromissos, Bandeira não fará nenhuma preparação especial para o debate. Porém, tentará se preparar “fisicamente” para transmitir sua rotina de candidato ao vivo durante 24h. A partir das 17h de sexta-feira, 17, Bandeira fará uma “live” até as 17h de sábado.
“A transmissão ao vivo por 24 horas foi inspirada em um episódio da quarta temporada de House of Cards, quando o personagem Will Conway (republicano) faz uma live o dia inteiro durante a campanha contra Frank Underwood (democrata)”, explicou Bandeira.
Candidatos
Abaixo, veja entrevistas com os candidatos, publicadas em ordem alfabética e com fotos de arquivo escolhidas pelas assessorias. A reportagem aguarda entrevista com José Ivo Sartori (MDB), que optou por não falar antes de confirmar seu nome na convenção do partido.
Siga VEJA Rio Grande do Sul no Twitter.