Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Ricardo Rangel

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Continua após publicidade

Alexandre Ramagem e o incrível esquema Tabajara em torno de Jair Bolsonaro

É fascinante a quantidade de patetas que o ex-presidente conseguiu reunir em torno de si

Por Ricardo Rangel Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 15 jul 2024, 18h57 - Publicado em 15 jul 2024, 08h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Alexandre Ramagem, homem de confiança de Jair Bolsonaro e seu candidato à prefeitura do Rio de Janeiro, diz que não se lembra de ter gravado o chefe, que não é do seu “feitio” gravar pessoas.

    Só rindo.

    Ramagem era chefe de uma agência de espionagem, o tipo de instituição em que gravar pessoas é o que se faz no café, no almoço e no jantar. Antes disso, foi delegado da Polícia Federal (da qual, se dependesse do chefe, teria sido diretor), outra função em que gravar pessoas é atividade cotidiana.

    Sem falar que a PF descobriu a gravação quando investigava o monitoramento ilegal de pessoas (o que, é de se supor, incluía gravá-las) feito por… Ramagem.

    Continua após a publicidade

    Mas a cara-de-pau de Ramagem é o que menos impressiona em seu caso. Gravar o próprio chefe já seria surpreendente; gravar o presidente da República é espantoso; gravar a si mesmo participando de um crime é inacreditável.

    E o que dizer de não ter se livrado da gravação comprometedora, mesmo sabendo que a investigação está correndo desde 2021? Não ocorreu a Ramagem jogar o telefone fora e mudar sua conta na nuvem? O talento e a imaginação de Ramagem como espião são abaixo da crítica.

    Verdade seja dita, Ramagem está longe de ser um ponto fora da curva no staff de Bolsonaro. O general Lourena Cid tirou foto de si mesmo com a muamba. Mauro Cid botou por escrito que o dinheiro obtido com a traficância não deveria passar pela rede bancária. Fizeram leilão público para vender as joias.

    Continua após a publicidade

    Fred Wassef assinou recibo para a recompra da joia roubada. Zambelli acreditou no ararahacker. Jair Renan falsificou um documento para pegar um empréstimo… e deu calote no empréstimo. (Se fôssemos continuar, este post não acabaria.)

    O que mais impressiona em Jair Bolsonaro é a quantidade de patetas de que se cercou. O que une a arapongagem da Abin paralela, o esquema de desvio das joias, a fraude das vacinas, a tentativa de golpe e os todos outros crimes, é, acima de tudo, o insuperável espírito tabajara.

    Sorte a nossa: se, mesmo sendo tão patetas, quase venceram a eleição, o que seria do Brasil se tivessem mais uns 10 gramas de discernimento?

    Continua após a publicidade

    (Por Ricardo Rangel em 15/07/2024)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.