Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Se voltar, Dilma poderia juntar bolivarianismo light com Meirelles. Será que funciona?

Afasta pretende fazer carta a senadores, mas já prometeu carta também a movimentos sociais...

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 30 jul 2020, 22h16 - Publicado em 15 jul 2016, 17h31

E volta a circular a história de que Dilma pretende fazer uma carta aberta aos senadores em defesa de seu mandato. Ela também manda um recado: se recuperar a cadeira, mantém a atual equipe econômica, encabeçada por Henrique Meirelles, a quem dirigiu elogios em recente entrevista.

Então tá. Há alguns dias, ficamos sabendo que, se voltasse, Dilma pretendia fazer justamente o contrário. Ela também prometeu uma carta-compromisso com os ditos movimentos sociais. Até aí, ok. Ela se comprometa com quem quiser. Ocorre que os ditos-cujos querem a cabeça de Meirelles.

Nas andanças por aí, Luiz Inácio Lula da Silva diz que Dilma e o PT têm de se lembrar sempre que foram os tais movimentos que os alçaram ao poder. Esse é o Lula de esquerda.

Mas, em entrevista ao “Guardian”, ele desce o porrete na política de desonerações de Dilma —que, de fato, de Dilma não era, mas de Guido Mantega. E isso quer dizer que era de Lula porque foi no segundo mandato do companheiro que tudo começou. A estratégia para enfrentar a marolinha virou um vício.

Dilma sempre comparou, de maneira estúpida e indevida, o seu impeachment a uma eleição indireta. Eis que a companheira, ela sim, para voltar ao poder, se imagina num colégio eleitoral. E vai deitando fora promessas como se candidata fosse. Fala o que lhe dá na telha à plateia da hora.

Continua após a publicidade

Ah, sim: na primeira versão da carta, ela estaria disposta a anunciar que o presidencialismo de coalizão chegou ao fim e que pretende governar, se (re)entronizada, em sintonia direta com o povo…  Uma coisa, assim, meio bolivariana, mas com Henrique Meirelles.

Ah, nessa volta, também estava na pauta, lá atrás, a chamada regulamentação da mídia…

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.