Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

PSDB de Aécio encolhe de 170 para 159 prefeituras; PT e PMDB crescem em MG

Por Fernanda Odilla e Paulo Peixoto, na Folha:O governador Aécio Neves (PSDB) colecionou contratempos nas eleições em Minas Gerais. Além do revés em Belo Horizonte, com a presença inesperada de Leonardo Quintão (PMDB) no segundo turno contra seu “afilhado” Marcio Lacerda (PSB), ele viu cair o número de prefeituras comandadas por tucanos no Estado (de […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 18h49 - Publicado em 8 out 2008, 06h49
Por Fernanda Odilla e Paulo Peixoto, na Folha:
O governador Aécio Neves (PSDB) colecionou contratempos nas eleições em Minas Gerais. Além do revés em Belo Horizonte, com a presença inesperada de Leonardo Quintão (PMDB) no segundo turno contra seu “afilhado” Marcio Lacerda (PSB), ele viu cair o número de prefeituras comandadas por tucanos no Estado (de 170 para 159) e se fortalecerem justamente seus dois principais adversários políticos.
Os ministros Patrus Ananias (Desenvolvimento Social), do PT, e Hélio Costa (Comunicações), do PMDB, começam com vantagem a corrida de 2010.
Líder da ala do PT avessa à aproximação com Aécio e os tucanos, Patrus é apontado como o principal responsável pelo salto de 85 para 107 no número de prefeituras do partido em Minas. Ele percorreu 34 cidades em cinco finais de semana.
O PT foi o partido que mais avançou no Estado. Ampliou suas bases sobretudo no Vale do Aço e no sul. Já conta com sete das 28 maiores cidades mineiras e tem boas chances de vencer em outras duas (Contagem e Juiz de Fora, ambas em confronto com o PSDB). Também recuperou o comando de prefeituras importantes, como a de Betim -segunda maior arrecadação do Estado e hoje comandada por um tucano.
Quanto à Costa, o próprio PSDB mineiro acredita que os peemedebistas saem das votações motivados a lançá-lo como candidato ao governo em 2010 devido ao fato de Aécio e o prefeito Fernando Pimentel (PT) não terem conseguido liquidar a eleição em BH com Lacerda.
O PMDB ainda venceu em cinco (pode chegar a sete) cidades com mais de 100 mil habitantes -em algumas derrotou ex-secretários de Aécio.
Tucanos e assessores do governador se apegam aos números da eleição anterior (150 prefeituras) para anunciar o crescimento do partido. Só que, em 2007, antes da proibição do troca-troca partidário, o PSDB havia feito uma filiação em massa e cresceu para 170 municípios.
Aécio perdeu até mesmo na terra natal de seu avô Tancredo Neves. Em São João Del Rey, o PSDB ficou em terceiro lugar.
O xadrez de 2010, de todo modo, depende do segundo turno em Belo Horizonte. E caciques peemedebistas estão dispostos a reforçar o interesse de contar com Aécio nos quadros do PMDB para 2010.
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.