Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

O planejamento familiar: os Lula da Silva têm de dar o exemplo!

Pedem-me que comente o programa oficial de planejamento familiar, uma forma disfarçada de tentar fazer o controle de natalidade dos pobres. E, aqui, só estou evitando eufemismos, sem ainda fazer juízo de valor. “Ah, o controle não é obrigatório, como na China”. Sim, é fato. No Brasil, vai-se tentar um jeitinho. Que seja Lula, um […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 22h26 - Publicado em 29 Maio 2007, 18h20
Pedem-me que comente o programa oficial de planejamento familiar, uma forma disfarçada de tentar fazer o controle de natalidade dos pobres. E, aqui, só estou evitando eufemismos, sem ainda fazer juízo de valor. “Ah, o controle não é obrigatório, como na China”. Sim, é fato. No Brasil, vai-se tentar um jeitinho. Que seja Lula, um esquerdista em parte inventado pela esquerda católica, a promovê-lo, eis uma das ironias da história.

Sou contra as medidas? Respondo assim: antes isso do que o que se estava propondo, que era a legalização do assassinato. Afinal, a mulher que tomar píLula ou se submeter ao ligamento de trompas ou o homem que fizer vasectomia ou recorrer à camisinha estarão dispondo apenas do próprio corpo. É uma derrota do ministro da Saúde e do governo Lula. Parece que desistiram de, como é mesmo?, “fazer o debate sobre o aborto”.

A boa pergunta é outra: será eficaz? O melhor método contraceptivo é o sexo responsável. Até que houver um estímulo, vindo de muitas partes (inclusive da propaganda oficial sobre preservativos), em favor da irresponsabilidade, com a prática sexual tratada com a gravidade com que se abre o zíper da calça, tudo será inútil. Fazer ou não fazer sexo é uma escolha individual e moral. Não há camisinha que dê jeito em quem acha que tudo lhe convém porque tudo lhe é permitido. Os meios contraceptivos que o estado vai oferecer aos indivíduos eternizam a sua condição de menores de idade eternos, tutelados pelo estado. O programa terá algum efeito residual. Não mais do que isso.

Lula, como sempre, banaliza até o que seu próprio governo pretende instituir como coisa séria. No lançamento do programa, bom machista, foi jocoso com a vasectomia, imaginando-se, para rechaçar a prática, como um candidato à cirurgia. Não seria má idéia. Aliás, como imperativo ético, toda a família Lula da Silva em idade reprodutiva deveria optar pela esterilização. Para dar o exemplo. Taí um bom investimento que o Brasil faria no futuro. O que é bom para os brasileiros certamente é bom para os Lula da Silva, não?

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.