Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura

Chávez, o amigo que Dilma levou para o Mercosul, agora ameaça a Venezuela com guerra civil e com “plano Che”

Publiquei ontem um vídeo com a deputada Maria Corina, representante da oposição venezuelana. Ela faz um diagnóstico claro do modo como o ditador Hugo Chávez ascendeu ao poder em seu país e demonstra como recorreu às urnas para criar uma ditadura. O país realiza eleições presidenciais no dia 6 de novembro. O tirano é candidato […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 07h55 - Publicado em 11 set 2012, 06h53

Publiquei ontem um vídeo com a deputada Maria Corina, representante da oposição venezuelana. Ela faz um diagnóstico claro do modo como o ditador Hugo Chávez ascendeu ao poder em seu país e demonstra como recorreu às urnas para criar uma ditadura. O país realiza eleições presidenciais no dia 6 de novembro. O tirano é candidato de novo. Uma das pesquisas ao menos, a do instituto Consultores 21, aponta empate técnico, com o candidato da oposição, Henrique Capriles, numericamente na frente: 47,7% a 45,9%. O Datanálisis, no entanto, vê considerável vantagem de Chávez 46,8% a 34,3%. O ditador domina os meios de comunicação e abusa da propaganda eleitoral, licença de que Capriles não dispõe. Segundo Luiz Inácio Apedeuta da Silva, há “democracia até demais” na Venezuela…

Chávez agora decidiu partir para o terrorismo explícito. Anunciou anteontem que o país assistirá a uma guerra civil caso a oposição vença a disputa. Pior: flertou, isto parece claro, com a fraude. Leiam esta declaração: “Se pretendem sair a questionar [os resultados], pior para eles, porque as ruas são do povo, e não da burguesia. Se lançam seu plano B, nós lançamos o plano Che. […] Que se preparem para aceitar o inevitável”.

Ainda faltam quase dois meses para a eleição. Apesar da violência do governo e das condições desiguais de disputa, a oposição avança, como deixa claro a deputada Maria Corina. A fala do ditador dá como certa a vitória do governo e já prevê que o resultado será questionado. Nesse caso, então, ele ameaça o país com a luta armada: o “plano Che”.

Sempre que me referir a este senhor, tomarei o cuidado de lembrar que a presidente Dilma Rousseff, em companhia de Cristina Kirchner, abriu as portas do Mercosul para o delinquente. Para fazê-lo, deu um golpe na democracia paraguaia e rasgou o contrato de fundação do bloco econômico. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.