Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

A véspera

O horário eleitoral gratuito começa amanhã. Se vocês entrarem no site do Datafolha, poderão verificar a evolução das pesquisas em 2006. Lula sempre “venceu” no primeiro turno. Um dia antes da eleição, o levantamento lhe conferia 50% das intenções de voto, contra 50% dos adversários, somados. Computadas as urnas, a diferença entre o petista e […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 14h31 - Publicado em 16 ago 2010, 19h17

O horário eleitoral gratuito começa amanhã. Se vocês entrarem no site do Datafolha, poderão verificar a evolução das pesquisas em 2006. Lula sempre “venceu” no primeiro turno. Um dia antes da eleição, o levantamento lhe conferia 50% das intenções de voto, contra 50% dos adversários, somados. Computadas as urnas, a diferença entre o petista e o então candidato tucano, Geraldo Alckmin, foi de menos de sete pontos. Entre a pesquisa feita imediatamente antes do início do horário eleitoral e as urnas, Alckmin ganhou quase 19 pontos. Houve, no meio do caminho, o caso dos aloprados petistas. Interferiu pouco. A campanha na TV é que acabou mexendo nos números.

O mesmo acontecerá agora? Não sei. As cheerleaders têm certeza de que não. Vamos ver.

Hipótese um
A despeito da diferença de tempo — Dilma tem, arredondando, três minutos a mais do que Serra —, o início do horário eleitoral compensa (um pouco ao menos) a diferença brutal entre as duas máquinas. O candidato tucano conseguirá chegar a recantos e pessoas até agora inacessíveis e pode diminuir a diferença apontada nas pesquisas.

Hipótese dois
Lula entra para valer no horário eleitoral e, na suposição de que ainda exista quem ignore que Dilma é sua candidata, a diferença se amplia bastante, e o jogo se decide no primeiro turno. Sempre pareceu ser essa a tendência em 2006. E não se realizou.

Convém esperar. Disputas anteriores não autorizam esse frenesi de antevéspera. Se a campanha na TV fosse irrelevante, os partidos não a considerariam o ponto alto da campanha. Tudo é organizado com vistas a esse grande momento. É por isso que os chamados “marqueteiros” se transformam em peças centrais do jogo político — a meu ver, isso é mais problema do que solução no que concerne à política, mas é assim que as coisas são hoje.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.