Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Reinaldo Azevedo

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog do jornalista Reinaldo Azevedo: política, governo, PT, imprensa e cultura
Continua após publicidade

A investigação criminal: sigilos quebrados

Do Portal G1. Volto depois: O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski determinou nesta terça-feira (7) a quebra dos sigilos fiscal e bancário do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a partir de 2000. Renan é suspeito de ter despesas pessoais pagas por um lobista. Lewandowski aceitou o pedido de abertura de inquérito […]

Por Reinaldo Azevedo Atualizado em 31 jul 2020, 22h16 - Publicado em 7 ago 2007, 21h18
Do Portal G1. Volto depois:

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski determinou nesta terça-feira (7) a quebra dos sigilos fiscal e bancário do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a partir de 2000. Renan é suspeito de ter despesas pessoais pagas por um lobista.

Lewandowski aceitou o pedido de abertura de inquérito feito pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza. Ele foi designado relator da investigação no STF, formalmente aberta nesta terça-feira. Lewandowski determinou o envio de ofício ao Banco Central e à Receita Federal.

“Examinei e deferi [aceitei] o pedido do procurador-geral da República no sentido da abertura do inquérito e as providências solicitadas por ele”, disse. As informações servirão para que o procurador investigue a origem do dinheiro supostamente utilizado pelo senador para pagar pensão à jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha.

O ministro também determinou ao Senado o envio de todos os documentos e representações contra Renan no Conselho de Ética e na Mesa Diretora. Segundo ele, não há prazo para o envio da documentação.

Voltei
Era um desdobramento óbvio. Quando o procurador fez o pedido, era o que se esperava que o Supremo fizesse. Esta é a investigação criminal, não a política, que é aquela conduzida pelo Conselho de Ética do Senado. Eis Renan, enrolando-se em sua própria biografia.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.