Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Real Estate

Por Renata Firpo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Grandes negócios e tendências do mercado imobiliário. Renata Firpo é publicitária, consultora imobiliária e advogada pós-graduada em Direito imobiliário
Continua após publicidade

Mercado: a onda dos prédios feitos sob medida para os futuros inquilinos

Modalidade de negócio é conhecido por um termo em inglês: Built to Suit

Por Renata Firpo
22 out 2024, 10h38
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Anote o termo usado para uma operação imobiliária bem interessante que pode impulsionar o negócio de muitos investidores: Built to Suit. Essa modalidade de negócio era vista como um tipo de contrato mais sofisticado. Hoje, tornou-se uma prática comum e vem ganhando mais espaço para quem pretende fazer um projeto com rentabilidade garantida.

    Em uma tradução livre, “built to suit” seria algo como “construído para servir”.  Como o próprio nome sugere, o termo faz referência a uma abordagem customizada na construção imobiliária.

    Na prática, “Built to Suit” define empreendimento construído ou reformado sob medida para atender um único locatário. Exemplo: uma empresa paga uma incorporadora ou construtora para levantar um prédio destinado a servir estritamente como locação para essa contratante. É um negócio interessante para ambos os lados, já que a contratante tem um projeto feito sob medida para atender as suas necessidades e a construtora tem a garantia daquela locação.

    Por ser uma demanda de obra bem especifica, o contrato de locação costuma ser por um período mais longo que o tradicional de trinta meses. Isso é necessário para garantir o retorno com o investimento da construção ou reforma e também para que o locatário possa desenvolver seu negócio sem a preocupação em mudar de ponto comercial às pressas. Por isso o prazo do contrato costuma ser determinado entre dez a vinte anos.

    Continua após a publicidade

    Esse tipo de contrato especifico é muito comum em empresas que têm modalidade de operações muito específicas e precisam de áreas projetadas para atender às suas demandas, como manufaturas e logísticas que tem um operacional complexo. Ter uma construção feita sob medida para seu negócio acaba sendo uma grande vantagem, já que tira do bolso o custo de adaptação de um imóvel, que fica a cargo do construtor.

    Não é só de vantagens que esse tipo de negócio é feito. Como todo contrato, existem riscos. O maior deles é para o construtor que está fazendo a obra, em razão do alto investimento inicial. Uma forma de blindar qualquer problema é colocar cláusulas de rescisão rígidas para evitar o distrato dessa locação. Outro risco que também pode atingir quem constrói ou reforma um empreendimento é acabar ficando com um projeto desvalorizado e, após o contrato, não conseguir alugar para outra empresa devido às particularidades executadas.

    Por se tratar de um modelo bem particular e complexo de negócio, que tem mais possibilidades de riscos que modelos tradicionais de locações comerciais, torna-se indispensável a presença de uma assessoria jurídica especializada. A atuação de advogados experientes é crucial para garantir a segurança jurídica e a viabilidade econômica das transações, minimizando riscos e resolvendo eventuais impasses.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.