Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Vaga deixada por Sá Leitão causa desavença na Ancine

Disputa interna

Por Maria Clara Vieira Atualizado em 9 ago 2017, 17h03 - Publicado em 9 ago 2017, 17h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A vaga na diretoria da Ancine deixada pelo novo Ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, continua a gerar dissidências na agência.

    Na última semana, o procurador da agência, Alex Braga, foi indicado para o posto na Casa Civil. Braga é ligado ao ex-diretor da Ancine, Manoel Rangel e anda enrolado com um processo que envolve o cineasta Kleber Mendonça Filho, investigado pelo MPF por captação ilícita de recursos e falsidade ideológica.

    Em 2012, Kléber recebeu financiamento para uma viagem, que era vetado devido à sua condição de servidor público ligado à Fundação Joaquim Nabuco.

    Além de solicitar a devolução do dinheiro, a procuradoria deveria ter encaminhado o processo para investigação criminal. Braga, entretanto, deu um parecer barrando o processo.

    Foi contraditado pela AGU do Ministério da Cultura em pelo menos dois pareceres sobre o caso e convocado a depor no MPF para prestar explicações sobre isso.

    Continua após a publicidade

    A Casa Civil também analisa o ofício enviado pelo ex-Ministro Roberto Freire, solicitando a investigação do mesmo caso que envolve o cineasta autor de “Aquarius” e “O Som ao Redor”.

    O processo pode resultar na transformação administrativa do término do mandato do próprio Manoel Rangel em demissão, com possíveis efeitos futuros – como a impossibilidade de ocupar cargos públicos -, enquanto Braga pode responder por improbidade administrativa.

    Além da acusação de falsidade ideológica, o MinC investiga captação irregular ocorrida em 2009 para o filme “O Som ao Redor”, que teria tido redimensionamento irregular aprovado pela agência em 2010, na casa de 1 milhão de reais

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.