Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Startup assume crédito de alunos inadimplentes com receita para faculdades

Em pouco mais de um ano, Principia tem clientela de mais de 150 instituições privadas de ensino superior, com cerca de 60.000 alunos

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 8 Maio 2024, 16h55 - Publicado em 12 jan 2024, 17h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Criada há pouco mais de um ano, a startup Principia já acumula uma clientela de mais de 150 instituições de ensino superior privadas, às quais garante uma receita mensal e, como contrapartida, assume a cobrança dos pagamentos de alunos inadimplentes.

    De acordo com o vice-presidente de operações da Principia, Marco Sousa, o modelo enfrenta tanto o problema de fluxo de caixa de grupos de ensino superior médios e pequenos, nos quais a inadimplência é alta, como o da evasão, já que os alunos não avançam para o semestre seguinte se não pagarem a rematrícula.

    “Vamos supor que uma faculdade fatura 1 milhão de reais por mês. A Principia olha a inadimplência histórica, calcula que a instituição receberia 800.000 reais numa média de nove meses e garante esse valor todo mês na mão do dono da faculdade”, diz o executivo.

    A receita da Principia vem da efetividade na cobrança dos alunos, que, segundo o vice-presidente de operações, reduz a inadimplência e faz a empresa lucrar com a diferença entre o valor garantido à instituição de ensino e o que a startup consegue arrecadar dos estudantes.

    Depois de iniciar as atividades com um investimento-semente de 24 milhões de reais da Valor Capital e da Supera Capital, a Principia fez em novembro do ano passado uma segunda rodada de captação, na qual recebeu um aporte total de 200 milhões de reais.

    Recentemente, adquiriu outra startup, a Provi, que oferece produtos de crédito para centenas de milhares de alunos de cursos livres.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.