A Starbucks Brasil é, de longe, a empresa mais endividada do grupo SouthRock, que também opera marcas como TGI Fridays, Subway e Eataly e, hoje, aguarda decisão da Justiça sobre um pedido de recuperação judicial.
Laudo encomendado pela 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais da Comarca de São Paulo à Laspro Consultores mostra que o endividamento da Starbucks Brasil fechou 2020 em 347 milhões de reais e disparou, ano a ano, até chegar a 701 milhões de reais em junho de 2023.
A Brazil Airport, criada pelo grupo SouthRock para operar restaurantes em aeroportos de capitais brasileiras – como TGI Fridays, Gendai, Mania de Churrasco, Giraffas e Mr Baker – , é a segunda empresa mais endividada do conglomerado. Saltou de 215 milhões de reais em 2020 para 334,5 milhões de reais no meio deste ano.
“(O endividamento performado do grupo) somou a importância de R$ 1,263 bilhões (um bilhão, duzentos e sessenta e três milhões de reais) em junho/2023, ante R$ 1,1 bilhão (um bilhão e cem milhões de reais) escriturado no exercício de 2022, sendo 67% relativos aos passivos de arrendamento, empréstimos e financiamentos”, diz o laudo.